O SENTIDO DE CORPO NOS DISCURSOS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1611Abstract
O objetivo do presente trabalho foi de analisar o sentido de corpo/corporeidade nos discursos de docentes do ensino superior das áreas de Educação Física, Pedagogia e Ciências Biológicas. Participaram da pesquisa cinco docentes de cada área do conhecimento. A pesquisa foi realizada na Universidade de Franca – SP. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário contendo a pergunta “o que é corpo para você?”. A análise dos dados foi feita de acordo com a Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Nos resultados encontramos a prevalência (26,66% dos docentes) da definição de corpo como um conjunto de órgãos e tecidos, caracterizando a presença do modelo cartesiano em seus discursos. No entanto notamos que dois sujeitos já definem o corpo como corporeidade e um ser unificado, indo de encontro às reflexões fenomenológicas aqui expostas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.