SABERES DOS PROFESSORES INICIANTES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS TRABALHOS PUBLICADOS EM BANCO DE DADOS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1716Abstract
Este trabalho tem como objetivo mapear as teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)e no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que abordam os saberes do professor iniciante de matemática. Relacionados ao professor iniciante tem-se como referência estudos realizados por Huberman, Garcia, Tardif e Valli. Apresentamos como referencial teórico estudos sobre os saberes o autor Maurice Tardif o qual afirma que os professores possuem saberes específicos que são mobilizados, utilizados e produzidos por eles no âmbito de suas tarefas cotidianas. Concluímos há pouca inserção de trabalhos relacionados aos professores iniciantes e sobre os saberes dos docentes. E os trabalhos que apresentavam, mostraram que o saber disciplinar era o saber mais utilizados pelos professores iniciantes e que era comum o processo de imitação pelos professores iniciantes dos professores que tiveram em sua formação.
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