SABERES DOS PROFESSORES INICIANTES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS TRABALHOS PUBLICADOS EM BANCO DE DADOS

Autores/as

  • Amanda Aparecida Rocha Machado Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Valdina Gonçalves da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1716

Resumen

Este trabalho tem como objetivo mapear as teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)e no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que abordam os saberes do professor iniciante de matemática. Relacionados ao professor iniciante tem-se como referência estudos realizados por Huberman, Garcia, Tardif e Valli. Apresentamos como referencial teórico estudos sobre os saberes o autor Maurice Tardif o qual afirma que os professores possuem saberes específicos que são mobilizados, utilizados e produzidos por eles no âmbito de suas tarefas cotidianas. Concluímos há pouca inserção de trabalhos relacionados aos professores iniciantes e sobre os saberes dos docentes. E os trabalhos que apresentavam, mostraram que o saber disciplinar era o saber mais utilizados pelos professores iniciantes e que era comum o processo de imitação pelos professores iniciantes dos professores que tiveram em sua formação.

Publicado

2016-06-29

Cómo citar

MACHADO, A. A. R.; COSTA, V. G. da. SABERES DOS PROFESSORES INICIANTES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS TRABALHOS PUBLICADOS EM BANCO DE DADOS. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i1.1716. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1716. Acesso em: 22 dic. 2024.