Uma análise da interdisciplinaridade na docência universitária: a percepção dos professores da UESB
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2061Abstract
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa teve como objetivo analisar a perspectiva docente sobre a contribuição da interdisciplinaridade na prática docente e na construção do conhecimento. Procurou-se averiguar o que pensam os docentes, sobre a interdisciplinaridade como fomentadora do desenvolvimento e competência docente tanto no campo do ensino quanto no campo da pesquisa; identificar a concepção dos docentes sobre a abordagem do conhecimento científico, a contextualização entre as ideias estudadas com a realidade dos discentes e a interação entre educador e educando, teoria e ação. O estudo fundamentou-se em autores contemporâneos, dentre os quais: Anastasiou (2006), Fazenda (2001; 2011), Masetto (2008), Pimenta (2000; 2008), Severino (2008) e Veiga (2006) que discutem a docência universitária. Foram entrevistados 10 (dez) professores dos cursos de Biologia, Química e Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior do Sudoeste da Bahia. Constatou-se que os docentes das distintas áreas do conhecimento percebem a interdisciplinaridade como uma abordagem que proporciona um ensino mais próximo da complexidade dos fatos sociais vivenciados pelos alunos, e que promove a dialogicidade entre os pares. Contudo, a pesquisa evidencia que, apesar dos docentes reconhecerem esses aspectos, a interdisciplinaridade é pouco pensada e exercida na instituição estudada. Os resultados do trabalho apontam para a necessidade de iniciativas tanto institucionais quanto pessoais quanto à formação continuada dos docentes que atuam no Ensino Superior.
Palavras-chave: Formação continuada. Interdisciplinaridade. Docência Universitária.
References
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência na Educação Superior. In: RISTOFF, Dilvo; SERVEGNANI, Palmira (Org.). Educação Superior em Debate: Docência na educação superior. 5 ed. Brasília-DF: Inep, 2006.
ÁVILA, Cristiane. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: desafios no planejamento e prática de ensino na universidade. In: RIBEIRO, Marinalva Lopes; MARTINS, Édiva de Souza; CRUZ, Antônio Roberto Seixas da (Org.). Docência no ensino superior: desafios da prática educativa. Salvador: Edufba, 2011.
BORBA, Amândia Maria de; FERRI, Cássia; HOSTINS, Regina Célia Linbanes. Formação continuada de professores universitários: alguns enfrentamentos necessários. In: RISTOFF, Dilvo; SERVEGNANI, Palmira (Org.). Educação Superior em Debate: Docência na educação superior. 5 ed. Brasília-DF: Inep, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 7. ed. Campinas: Papirus, 2001.
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. 16. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa: Métodos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUIMARÃES. Valter Soares. A docência universitária e a constituição da identidade profissional do professor. In: RIBEIRO, Marinalva Lopes; MARTINS, Édiva de Souza; CRUZ, Antônio Roberto Seixas da (Org.). Docência no ensino superior: desafios da prática educativa. Salvador: Edufba, 2011.
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Desafio à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, Dilvo; SERVEGNANI, Palmira (Org.). Educação Superior em Debate: Docência na educação superior. 5. ed. Brasília-DF: Inep, 2006.
KESNKI, Vani Moreira. A formação do professor-pesquisador: experiências no grupo de pesquisa "memória, ensino e novas tecnologias (MENT)". In: FAZENDA, Ivani C. Arantes. Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
LEONIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani C. Arantes. Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
MASETTO, Marcos T. Aula na universidade. In: FAZENDA, Ivani C. Arantes. Didática e interdisciplinaridade. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2008.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. FAZENDA, Ivani C. Arantes
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, Ivani C. Arantes. Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
PRADANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Nova Hamburgo-Rio Grande do Sul-Brasil: Universidade Feevale, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. O pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani C. Arantes. Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência universitária na educação superior. In: RISTOFF, Dilvo; SERVEGNANI, Palmira (Org.). Educação Superior em Debate: Docência na educação superior. 5. ed. Brasília-DF: Inep, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.