A experiência de mestrandos no campo da pesquisa educacional e os saberes em torno da construção de seu objeto de estudo
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2102Abstract
Discutimos a relação de mestrandos na área da Educação com a atividade de pesquisa, tendo como recorte o processo de construção de seus objetos de estudo. A teoria da Relação com Saber de Charlot (2000) foi usada como fundamentação para análise dos dados. Fizemos o registro de entrevistas semiestruturadas com 12 (doze) alunos dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e 2 (dois) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), situados, respectivamente, nos campi do Benfica e do Itaperi, em Fortaleza – CE. A análise das entrevistas mostrou que, para os mestrandos recém-ingressos no curso de pós- graduação, a construção do objeto de estudo está pautada na coerência e na viabilidade entre as orientações teóricas e metodológicas da investigação pretendida, assim como nas experiências pedagógicas cotidianas e no desejo do pesquisador em relação a um determinado tema de seu interesse.
References
BOURDIEU, P. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CHARLOT, B. A noção de relação com saber: bases de apoio teórico e fundamentos antropológicos. In. CHARLOT, B. (Org.). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Trad. Murad, Fátima. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 15-31.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a Educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
FREITAS, M. T. A. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, M. T. A.; JOBIM E SOUZA, S. ; KRAMER, S. (Org.). Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003, p. 26-38.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.
MATOS, K. S. L.; VIEIRA, S. L. Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. 2. ed. rev. e atual. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.
SÁ, C. P. de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.