Histórias de formadores de formadores - memórias e reflexões sobre a educação
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2574Abstract
Vidas e práticas de professores configuram-se em uma das principais temáticas das análises contemporâneas sobre o profissional da educação e investigar histórias de vida de professores formadores de formadores, constitui-se em um rico instrumento de análise. Aquilo que nos tornamos é fruto de um processo temporal marcado pela construção permanente e pela sedimentação do saber profissional. A intenção deste trabalho foi investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, de alguns profissionais formadores de formadores dentro do UNIARAXÁ – Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG). Para o desenvolvimento desta proposta, fizemos opção pela metodologia de história oral de vida. Foram entrevistados 10 professores, em entrevistas com questões semi-estruturadas, sendo os resultados analisadas de acordo com as seguintes categorias: Formação e cotidiano escolar; influências marcantes na formação da identidade; influências da formação na prática escolar; Desafios e perspectivas no exercício profissional. Através das narrativas que foram colhidas nesta pesquisa, foi possível recuperar e analisar alguns desses elementos constitutivos das identidades docentes, com o objetivo de não só registrar, mas analisar as diversas influências que os foram constituindo e instituindo, enquanto professores formadores de formadores.
Palavras chave: História de Vida; Educação Superior; Práticas Pedagógicas.
References
ABRAMOWICZ, Mere. “A importância dos grupos de formação reflexiva docente no interior dos cursos universitários”. In: CASTANHO, Sérgio e CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. 2.ed. Campinas: Papirus, 2002, p.137-142.
ARROYO, Miguel G. Essas escolhas têm uma longa história. In: Caderno do Professor. CERP/SEE – MG, n. 5, março de 2000.
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre – Imagens e auto-imagens. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
BOSI, E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A Queiroz, 1994.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos de uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
FAZENDA, Ivani (Org.) Dicionário em construção. São Paulo: Cortez, 1997.
FONSECA, Selva Guimarães. Ser professor no Brasil: história oral de vida. Campinas: Papirus, 2003.
FONTANA, Roseli Cação. Como nos tornamos professoras. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GONÇALVES, Tadeu Oliver, GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. “Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores”. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia, et. al. (Orgs.) Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998.
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia et. all. “Percursos de letramento dos professores: narrativas em foco”. In: KLEIMAN, Angela B. e MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles (Orgs.) Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas: Mercado de Letras, 2005. p. 65-92.
KRAMER, Sônia. Por entre as pedras – arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 2003.
KRAMER, Sônia & JOBIM E SOUZA, Solange. (Orgs.) Histórias de professoras – Leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 2003.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana – danças piruetas e mascaradas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos em educação e ensino).
MOITA, M. C. (Org.) Professor do ensino superior: Identidade, docência e formação. 2. ed. Brasília – DF: Plano Editora, 1992.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez. Brasília: UNESCO, 2000.
NÓVOA, Antônio. (Org.) Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1991.
NÓVOA, Antônio. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1997.
REY, F. L . Gonzales. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 24, 2001, Caxambu. Anais. ANPEd, Caxambu, 2001. Disponível em: www.anped.org.br. Acesso em out. 2016.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar - Por uma docência da melhor qualidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
ROSA, Guimarães. Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1967.
THOMPSON, Paul E. A voz do passado. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais – a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Resgate do professor como sujeito de transformação. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.