Desenvolvimento profissional de uma professora de Matemática durante a construção de oficinas para a educação integral
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2607Abstract
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Seu principal objetivo é desvelar indícios do desenvolvimento de uma professora de Matemática ao longo do processo de construção de oficinas para a Educação Integral. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, antes e depois da criação e implementação das oficinas e outras entrevistas durante o processo de construção. Os resultados apontaram que o processo de construção das oficinas propiciou à professora vários momentos de reflexão sobre sua prática que nos deram vários indícios de desenvolvimento.
References
ALVES-MAZZOTTI, Alda J; GEWANSDSZNAJDER, F. O debate contemporâneo sobre os paradigmas. In: Alves-Mazzotti, A. J.; Gewandsznjder, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
BOA SORTE, Paulo. Conceituando os Saberes Práticos de Sobrevivência. The Especialist, [S.l.], v. 36, n. 1, fev. 2015. ISSN 2318-7115. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21978
CANDAU, V. at al. Oficinas pedagógicas de Direitos Humanos. Petrópolis: Vozes, 1995.
CAVALIERE, A. M. Educação Integral: uma nova identidade para a escola brasileira. Educação e Sociedade, v. 23, n. 81, p. 247-270, 2002.
COELHO, L. M. C. C; MARQUES, L. P; BRANCO, V.. Políticas públicas municipais de educação integral e(m) tempo ampliado: quando a escola faz a diferença. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 355-378, abri./jun. 2014.
D’AMBRÓSIO, U. Prefácio. In Borba, M. C. & Araújo, J. L. (Eds.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto Editora, 1999.
FERREIRA, A. C. Metacognição e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: uma experiência de trabalho colaborativo. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
JESUS, S. N. de, S.; SANTOS, J. C. V. Desenvolvimento Profissional e Motivação dos Professores. Educação, vol. XXVII, núm. 52, janeiro-abril, 2004, pp. 39-58. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.
LEITE, L. H. A; CARVALHO, L. D; VALADARES, J. M. (Org.). Educação Integral e Integrada: Módulo II - Desenvolvimento da Educação Integral no Brasil. Belo Horizonte: Faculdade de Educação - UFMG, 2010. 144 p. Disponível em: <https://educacaointegralintegrada.files.wordpress.com/2012/03/material-mc3b3dulo-2-ed-integral.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2018.
MIGNOT, A. C. V. CIEP – Centro Integrado de Educação Pública – alternativa para a qualidade do ensino ou nova investida na educação? Em Aberto, Brasília, ano 8, n. 44, out.-dez. 1989. P. 45-63.
MINAS GERAIS. Centro de Referência Virtual. Cartilha Tempo Integral, 2009. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br>. Acesso em: out. 2016.
MINAS GERAIS. Documento Orientador das Ações de Educação Integral no Estado de Minas Gerais: Ampliação de Direitos, Tempos e Espaços Educativos – Versão II – 14 De Abril De 2015 Disponível em: http://files.comunidades.net/alfabetizacaotempocerto/EDUCACAO_INTEGRAL_SEE_MG_14.04.2015_2_VERSAO.pdf> Acesso em: abr. 2016;
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo: Temas básicos de Educação e Ensino. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MOLL, J. Educação integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: MEC/SECAD, 2009. Mais Educação.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33.
PASSOS, C. L. B; NACARATO, A. M; FIORENTINI, D; MISKULIN, R. G. S; GRANDO, R. C; GAMA, R. P; MELO, M. D. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, v. 15, n. 1, p. 193-219, 2006.
PESTANA, S. F. Paes. AFINAL, O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRA? Revista Contemporânea de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 24-41, out. 2014.
PONTE, J. P. A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro. In L. SANTOS, L. A. P. CANAVARRO, A. P.; BROCARDO, J. (Eds), Educação Matemática: Caminhos e encruzilhadas, Lisboa: APM, p. 267 – 284, 2005.
PONTE, J. P. O desenvolvimento profissional do professor de matemática. Educação e Matemática, n. 31, p. 9-12, 1994.
SANTOS, A.; LUSARDO, R. C; CESTARO, P. M. R. Professor reflexivo: gênese e implicações atuais. Simpósio Espaço e Educação. Anais do I Simpósio Espaço Educação. Juiz de Fora, Minas Gerais, 2007. Disponível em: <http://www.ufjf.br/espacoeducacao/simposio-espaco-educacao/anais-do-i-simposio-espaco-educacao/comunicacoes-coordenadas/cc05-infancia-e-educacao-coordenadora-lea-stahlschmidt-pinto-silva/>
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
VIANNA, H. M. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2003.
VIEIRA, E; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
ZEICHNER, K. M. Uma Análise Crítica sobre a Reflexão, como Conceito Estruturante na Formação Docente. Educação & Sociedade, v. 29, n. 103, 2008;
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.