Estresse e estratégias de enfrentamento de professores: um estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2609Abstract
Este trabalho investigou os indicadores de estresse ocupacional e as estratégias de enfrentamento como processo de prevenção e intervenção de professores do ensino fundamental do Espírito Santo (ES) e professores da rede de educação profissional e tecnológica de Mato Grosso (MT). No estudo participaram 190 professores (109 do Espírito Santo e 81 de Mato Grosso), com predominância do sexo feminino (82,1%), que responderam a uma escala específica sobre estresse no trabalho docente e outra sobre estratégias de enfrentamento. De modo geral, verificou-se maior o percentual de professores que não indicaram presença de estresse (ES= 84,4%; MT= 85,2%). As estratégias de enfrentamento mais utilizadas pelos professores foram: a) ao quanto tem praticado: esquecer as coisas que aconteceram na escola, após o período de trabalho e, viver uma vida saudável; b) o quanto é efetivo: analisar e tentar manter os problemas em foco. Comparativamente os professores do ES apresentaram mais estratégias de enfrentamento. O uso de estratégias de enfrentamento diante das condições adversas encontradas pelos professores é um tema que precisa ser mais investigado com objetivo de melhorar a qualidade de vida e as condições de trabalho docente.
Palavras-chave: professores estresse estratégias de enfrentamento.
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