Modelagem matemática na graduação: análise de artigos da biblioteca Scielo no período 2011-2017

Authors

  • Mara Kessler Ustra UEMG
  • Fernanda Vieira Costa UEMG - Unidade Ituiutaba
  • Sandro Rogério Vargas Ustra UFU

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2723

Keywords:

Matemática. Modelagem matemática. Educação em ciências e matemática.

Abstract

Apresentamos uma análise de artigos disponibilizados na biblioteca eletrônica SciELO que tratam do tema modelagem matemática. Foram considerados 64 artigos, produzidos no período de 2011 a 2017, utilizando-se a análise de conteúdo enquanto estratégia metodológica qualitativa. Desta forma, foi possível perceber que a modelagem matemática constitui-se em um tema com expressiva presença; considerando-se o foco no ensino em nível de graduação, isso ocorre especialmente em dois periódicos. Dentre os artigos voltados para esse foco, são ressaltadas suas potencialidades para contribuir com o aprendizado, enquanto estratégia didática.

Author Biographies

Mara Kessler Ustra, UEMG

Professora da UEMG - Unidade Ituiutaba

Fernanda Vieira Costa, UEMG - Unidade Ituiutaba

Bolsista de Iniciação Científica/FAPEMIG. Universidade do Estado de Minas Gerais, Ituiutaba, MG.

Sandro Rogério Vargas Ustra, UFU

Professor do PPGED/UFU

References

ALMEIDA, L. M. W.; FERRUZZI, E. C. Uma aproximação socioepistemológica para a modelagem matemática. In: Alexandria, v. 2, n. 2, p. 117-134, 2009.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

ARAÚJO, C.A.A. A ciência como forma de conhecimento. In: Ciências & Cognição, v. 8, p. 127-142, 2006.

ARAÚJO, J. de L. Ser Crítico em Projetos de Modelagem em uma Perspectiva Crítica de Educação Matemática. In: Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 839-859, 2012.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2014.

BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das Propostas primeiras às propostas atuais. In: Alexandria, v. 2, n. 2, p. 7-32, 2009.

BORGES, M. F. Obstáculos encontrados pelos alunos na aprendizagem da Álgebra Linear. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte, 2007.

BRITO, D. dos S.; ALMEIDA, L. W. O conceito de função em situações de modelagem matemática. In: Zetetike, v. 13, n. 23, p. 63-83, 2005.

CARREJO, D. J., MARSHALL, J. What is mathematical modelling? Exploring prospective teachers’ use of experiments to connect mathematics to the study of motion. In: Math. Educ. Res. J. 19(1): 45-76, 2007.

FERRUZZI, E.C.; ALMEIDA, L.M.W. Modelagem Matemática no ensino de Matemática para engenharia. In: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 1, 2013.

LAUDARES, J.B.; LACHINI, J. O uso da matemática em cursos de engenharia na perspectiva dos docentes de disciplinas técnicas. In: Revista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 39-45, 2005.

USTRA, M. K.; USTRA, S. R. V. Context Categories in Mathematical Modelling in Fundamentals of Calculus Teaching. In: G.A. Stillman; W. Blum; M. Salett Biembengut. (Org.). International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling. Springer International Publishing, p. 407-416, 2015.

VILCHES, A.; GIL, D. El trabajo cooperativo en las clases de ciencias. In: Alambique, v.69, p.73-79, 2011.

Published

2018-04-30

How to Cite

USTRA, M. K.; COSTA, F. V.; VARGAS USTRA, S. R. Modelagem matemática na graduação: análise de artigos da biblioteca Scielo no período 2011-2017. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 279–290, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2723. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2723. Acesso em: 22 nov. 2024.