Análise discursiva dos memes sobre o sujeito professor
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3821Keywords:
Gênero, Meme, Professor, DiscursoAbstract
Traçamos como objetivo analisar os memes e o enunciado verbo-visual sobre o sujeito professor, considerando os possíveis diálogos sobre a identidade docente. Esta análise apresenta algumas reflexões teóricas fundamentadas no Círculo de Bakhtin para análise e compreensão do enunciado verbo-visual a partir de materialidades discursivas dos memes, pesquisados no Facebook sobre a temática do sujeito professor e os estereótipos formados a partir dos diversos efeitos de sentido que emanam dos enunciados dos memes. Os estereótipos como representações sociais cristalizadas podem levar o sujeito a ter sua identidade representada de forma pejorativa no meio social. Temos como orientação principal o eixo discursivo-dialógico-ideológico da linguagem. Desse modo, nos ancoramos nas reflexões teórico-metodológicas partindo das concepções de diálogo, interação verbal, gênero discursivo e enunciado (BAKHTIN, 1997, 2011; VOLÓCHINOV, 2017), e estereótipo (AMOSSY, 2008). Nessa perspectiva, os enunciados verbo-visuais dos memes que versam sobre a temática docente permitem compor determinadas situações discursivas quenão corroboram para a construção de uma imagem forte e promissora sobre o sujeito professor.References
AMOSSY, Ruth. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2008.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Maria E. G. G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DAWKINS, R. (1976) O gene egoísta. Tradução de Rejane Rubino. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. Disponível em: http://docs11.minhateca.com.br/1037393974,BR,0,0,O-Gene-Egoista-RichardDawkins.pdf. Acesso em: 20 jun. 2017.
PROFESSORA SINCERA. Professora Marilyn. São Paulo, 03 mar. 2017. Facebook: Professora Sincera. Disponível em: www.facebook.com/professorasincera/photos/a.297801377080019.1073741827.297798820413608/575984849261669/?type=3&theater. Acesso em Mai. de 2017.
PROFESSORA SINCERA. Professor Esqueleto. São Paulo, 18 mar. 2017. Facebook: Professora Sincera. Disponível em: www.facebook.com/professorasincera/photos/a.297801377080019.1073741827.297798820413608/582461321947355/?type=3&theater. Acesso em Mai. de 2017.
STAFUZZA, G. B. Contribuições do pensamento do Círculo de Bakhtin para os estudos discursivos contemporâneos: o discurso machista na mídia humorística feminina. In: PAULA, Luciane de. (Org.). Discursos em perspectiva: humanidades dialógicas. Campinas: Mercado de Letras, 2014, p.135-156.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da Enunciação. Tradução de Maria Cecília Pérez de Souza-E-Silva [et al.]. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2008.
VIEIRA, W. G. M. O enunciado verbo-visual de memes sobre o sujeito professor: diálogos sobre a identidade docente. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Unidade Especial Acadêmica de Letras e Linguística, Catalão, Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem, Catalão, 2018.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevich. A estrutura do enunciado. Trad. de Ana Vaz, para fins didáticos, com base na tradução francesa de Tzevan Todorov (“La structure de l’énoncé, 1930). In: TODOROV, Tzvetan. Mikhail Bakhtine: le principedialogique. Paris: Seuil, 2005. p. 287 -316.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.