As relações intradisciplinares e interdisciplinares representadas em textos de materiais curriculares educativos
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.4406Abstract
Este artigo tem como objetivo identificar e descrever como as relações intradisciplinares e interdisciplinares são representadas em textos de Materiais Curriculares Educativos. Assim, foi utilizado o conceito de classificação elaborado por Bernstein para analisar essas relações que são expressas nos textos dos Materiais Curriculares Educativos. O método da pesquisa foi qualitativo, a partir da linguagem de descrição proposta por Basil Bernstein (2000), com o uso da análise documental ancorada em constructos de sua teoria. Os resultados sugerem uma classificação fraca nas relações intradisciplinares, o que significa dizer que há existência de relação entre conteúdos distintos, porém pertencentes a uma mesma disciplina, caracterizando uma prática pedagógica por conexões intradisciplinares. Verificamos a ausência dessas relações no ensino da Matemática, portanto, os textos dos Materiais Curriculares Educativos expressam um silenciamento da prática pedagógica interdisciplinar nos processos de ensino e de aprendizagem da tarefa matemática.
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