Classificação biológica nos livros didáticos: um estudo da contextualização histórica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.4843

Keywords:

Classificação dos seres vivos. Livro didático. História da Ciência.

Abstract

O processo de organização e classificação são atividades inerentes ao ser humano, de modo que não seria diferente no universo da ciência. Assim, apesar da classificação biológica ser relevante para o estudo dos seres vivos, geralmente não é bem recebida pelos estudantes durante o processo de ensino. Uma das alternativas de ressignificar esse conteúdo é abordá-lo a partir de sua contextualização histórica. Essa abordagem, defendida por inúmeros estudiosos do ensino de ciências e biologia, pode ocorrer a partir dos conhecimentos do professor regente e/ou dos materiais didáticos utilizados nas aulas. Essa pesquisa buscou analisar de que maneira essa contextualização é abrangida no livro didático. A partir da interpretação qualitativa dos dados, utilizando o método de Análise de Conteúdo, constatamos que os livros didáticos analisados abarcam a contextualização histórico filosófica do conteúdo “classificação biológica” de maneira reduzida, tendo como personagem histórico de destaque o médico sueco Carl von Linné. Acreditamos que se faz urgente e necessário uma abordagem histórico filosófica mais abrangente nos livros didáticos, que promova aos estudantes uma aproximação com a ciência e uma ressignificação dos conteúdos biológicos.

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Published

2020-11-30

How to Cite

CARMO, K. V. do; MORENO, M. I. C. Classificação biológica nos livros didáticos: um estudo da contextualização histórica. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 13, n. 3, p. 126–142, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i3.4843. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4843. Acesso em: 22 dec. 2024.