Mal-estar docente:

das contribuições da literatura à compreensão de um problema de pesquisa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i1.5519

Keywords:

Formação Continuada, Mal-estar docente, Educação Básica, Escola Pública

Abstract

Este trabalho tem por objetivo compreender como se movimentam as discussões e o que aportam ao universo dos estudos sobre mal-estar docente. Recorre-se ao Banco de teses da Capes, contemplando um período de cinco anos (2015 a 2020) para produzir o levantamento. Amparado na perspectiva dos estudos, do tipo estado da arte ou revisão de literatura, buscou-se pela análise, selecionar produções que pudessem evidenciar contribuições à área de interesse. Lançamos mão da Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin, para a realização do tratamento dos dados. O comprometimento da saúde dos docentes é um fator que emergiu com ênfase entre as pesquisas analisadas. Dentre os resultados dos estudos salienta-se de um lado, saúde ocupacional, sintomas mentais, depressão e medicalização e, de outro, a aposta em uma formação continuada que reconheça o trabalho intelectual do profissional como algo inerente ao trabalho. Apostando no diálogo onde a horizontalidade se impõe como um princípio formativo direcionando a escola para um espaço de exercício autoral de uma profissão.

Author Biographies

Marlova Gross da Silva, Universidade La Salle (UNILASALLE) Prefeitura de Guaíba

Mestranda em Educação na Universidade La Salle/Canoas

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Pesquisador CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI).

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Published

2022-04-19

How to Cite

GROSS DA SILVA, M.; FERREIRA DA SILVA, G. Mal-estar docente: : das contribuições da literatura à compreensão de um problema de pesquisa. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 15, n. 1, p. 1–16, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i1.5519. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5519. Acesso em: 22 jul. 2024.