PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E ENSINO HÍBRIDO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5556Keywords:
Inovação. Ensino Híbrido. Transformação.Abstract
As práticas pedagógicas estão em constante transformação e são uma forma de modificar diversos cenários sociais e culturais, pois atinge mais do que a relação professor aluno, perpassa os muros escolares e desencadeia atitudes positivas das comunidades que esses docentes e discentes convivem. Considerando ser fundamental a capacitação dos docentes, desenvolvemo-la com os professores do Ensino Fundamental I, do Grupo Escolar Nossa Senhora de Fátima, de Herval d’Oeste. Tal capacitação prioriza os temas Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e Ensino Híbrido (EH) os quais proporcionam uma visão inovadora, transformadora e moderna. Frente a atual situação de pandemia mundial, devido ao vírus COVID-19, termos novos foram apresentados e outros resgatados, pois diversos modelos de metodologias ativas já são pautados em muitas formações continuadas, contudo, muitas ainda não eram aplicadas, por requerer, ou, por achar-se que a tecnologia mediava e fundamentava os processos, o que na realidade não está intrinsecamente relacionada. A partir desta problemática, este artigo apresenta possíveis metodologias ativas, reflexões da formação dos acadêmicos nos cursos de licenciatura, bem como os resultados obtidos na capacitação de professores.
References
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVIZANI, Fernando Melo (Org.) Ensino Híbrido: personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BUENO, M. et al. Inovação didática - projeto de reflexão e aplicação de metodologias ativas de Aprendizagem no ensino superior: uma experiência com “peer instruction”. Janus, Lorena, v. 9, n. 15, jan./jul. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para a Formação de Professores. Brasília: SEF/MEC, 1999.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Trad. de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a libertação e outros escritos. Lisboa: Moraes, 1977.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
LACERDA SANTOS, G. A gestão de relações educativas apoiadas pelo computador por meio da Pedagogia de Projetos. In: LACERDA SANTOS, G. (Org) Tecnologias na Educação e formação de professores. Brasília: Plano Editora, 2003. p. 57-58.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. São Paulo, SP: Papirus, 2003.
MORAES, M. C. Subsídios para fundamentação do programa nacional de informática na educação. Brasília: SEED/MEC, 1997.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
PACHECO, J. A. discursos e lugares das competências em contextos de educação e formação. Porto: Porto Editora, 2011.
PERRENOUD, P. Construir competências é virar as costas aos saberes? Revista Pátio, Porto Alegre, ano 03, n. 11, p. 15-19, jan. 2000.
RODRIGUES, E. F. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: ACCICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
SILVA, Michele R C, MACIEL Cristiano. Blended learning: reflexões sobre o ensino semipresencial na educação superior no Brasil. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20231_9663.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.
WEISS, M. L. Psicopedagogia Clínica uma visão diagnóstica do problema de aprendizagem escolar. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.