Os herbários como ferramenta para as aulas de Biologia

uma revisão bibliográfica

Authors

  • Bárbara Martins Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Caroline Martello Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Michele de Souza Fanfa
  • Maria do Rocio Fontoura Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.5797

Keywords:

Educação não-formal. Ensino de Ciências. Educação Ambiental.

Abstract

O presente artigo teve por objetivo realizar revisão bibliográfica das teses e dissertações nacionais defendidas no período de 2011 a 2020, no sentido de analisar os estudos científicos que abordaram o emprego de herbários como incentivo no aprendizado de Botânica. Tratou-se de pesquisa de caráter exploratório e bibliográfico, em duas etapas. Na primeira fase, foram utilizadas estratégias de busca, cujo levantamento deu-se em fevereiro e março de 2021, no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD. Os resultados apontaram 61 dissertações e quatro teses. Na segunda fase, a partir da leitura dos resumos, foram selecionadas seis pesquisas para análise. Concluiu-se que a temática ainda é pouco estudada. O uso da ferramenta didática dos herbários no contexto da sala de aula auxilia em despertar a curiosidade científica nos alunos, além de incentivar a conscientização ambiental.

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Published

2023-03-23

How to Cite

LOPES, B. M.; MARTELLO, C.; FANFA, M. de S.; TEIXEIRA, M. do R. F. Os herbários como ferramenta para as aulas de Biologia: uma revisão bibliográfica. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 15, n. 3, p. 154–170, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15i3.5797. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5797. Acesso em: 22 dec. 2024.