Intensificação do trabalho docente
uma análise do contexto do ensino remoto em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v15i1.6165Keywords:
Educação básica. Ensino Remoto. Condições do trabalho docente. Pandemia Covid-19.Abstract
O presente artigo investigou a percepção de docentes em relação ao ensino remoto nas práticas educativas, de modo a compreender como ocorreu o processo de intensificação do trabalho docente no contexto da Pandemia de COVID-19 em 2020. Tal investigação buscou responder às questões de pesquisa: Qual a percepção dos docentes da rede pública municipal e estadual e do sistema privado de Goiás em relação ao ensino remoto nos processos educativos em tempos de Pandemia do COVID-19? De que forma ocorre o processo de intensificação do trabalho docente devido à sua realização no formato a distância nesse tempo de pandemia? Para o trato da problemática em foco, lançou-se mão do referencial teórico-metodológico acerca da intensificação do trabalho docente de Duarte, 2010; Oliveira, 2006, entre outros, e das respostas de docentes ao instrumento de coleta de dados elaborado: um questionário virtual com perguntas dissertativas e objetivas aplicado de forma remota. Os resultados da pesquisa identificaram a percepção de professores no dado contexto e evidenciam a intensificação do trabalho docente pontuando especificidades no contexto pandêmico, como: aumento da carga horária, desgaste no processo de trabalho e responsabilização pelo sucesso do ensino remoto.
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