Intensificação do trabalho docente

uma análise do contexto do ensino remoto em Goiás

Authors

  • Kamylla Pereira Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
  • Cláudia Helena dos Santos Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
  • Alessandro Silva de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i1.6165

Keywords:

Educação básica. Ensino Remoto. Condições do trabalho docente. Pandemia Covid-19.

Abstract

O presente artigo investigou a percepção de docentes em relação ao ensino remoto nas práticas educativas, de modo a compreender como ocorreu o processo de intensificação do trabalho docente no contexto da Pandemia de COVID-19 em 2020. Tal investigação buscou responder às questões de pesquisa: Qual a percepção dos docentes da rede pública municipal e estadual e do sistema privado de Goiás em relação ao ensino remoto nos processos educativos em tempos de Pandemia do COVID-19? De que forma ocorre o processo de intensificação do trabalho docente devido à sua realização no formato a distância nesse tempo de pandemia? Para o trato da problemática em foco, lançou-se mão do referencial teórico-metodológico acerca da intensificação do trabalho docente de Duarte, 2010; Oliveira, 2006, entre outros, e das respostas de docentes ao instrumento de coleta de dados elaborado: um questionário virtual com perguntas dissertativas e objetivas aplicado de forma remota. Os resultados da pesquisa identificaram a percepção de professores no dado contexto e evidenciam a intensificação do trabalho docente pontuando especificidades no contexto pandêmico, como: aumento da carga horária, desgaste no processo de trabalho e responsabilização pelo sucesso do ensino remoto.

 

References

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Published

2022-05-02

How to Cite

BORGES, K. P.; ARAÚJO, C. H. dos S.; OLIVEIRA, A. S. de. Intensificação do trabalho docente: uma análise do contexto do ensino remoto em Goiás. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 15, n. 1, p. 133–151, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i1.6165. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6165. Acesso em: 21 dec. 2024.