MAPEAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO:

MAPEAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO:

Authors

  • José Constâncio de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Danielle Aparecida Reis Leite Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6188

Keywords:

Course completion work, Physics Teacher Education, UFTM

Abstract

The Physics Teacher Education Course at the Federal University of Triangulo Mineiro (UFTM)began in 2009 and the first class completed its graduation in 2013. In 2019, the course completed ten years of existence and it totaled 51 graduates. With that, we envision the possibility of building research that gathers and analyzes the Course Completion Works (CCW) of this course. Thus, the general objective is to map and analyze the Course Completion Works, from the Physics Teacher Education Course at UFTM, defended in the last ten years. The objectives of this research are also to discuss the possibilities offered by this course for the development of Course Completion Research, in addition to analyzing the contributions of these researches to the formation of the future teacher. It is qualitative research, of a documentary nature, performed in steps that involve reading and dismembering these texts. The data obtained show that the CCW provides are distributed in three areas of knowledge, have diversified objectives and methodologies, and reinforce the idea that the UFTM Physics Teacher Education Course offers students several possibilities for carrying out their CCW, in addition to contribute to the formation of the Physics teacher.

Author Biographies

José Constâncio de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Danielle Aparecida Reis Leite, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Itajubá (2010), Mestre (2013) e Doutora (2019) em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - campus Rio Claro. Desenvolveu projeto de Iniciação Científica com apoio da FAPEMIG e projeto de Mestrado e Doutorado com apoio da CAPES. Foi professora de Física da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais, entre 2013 e 2015 e professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, entre 2016 e 2022. Atualmente, é professora/pesquisadora da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Ensino de Física.

References

ABREU, Roberta Melo de Andrade; ALMEIDA, Danilo Di Manno de. Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental. R. Faced, Salvador-BA, n. 14, p. 73-85, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufba. br/index.php/entreideias/article/view/3217. Acesso em: 08 jun. 2021.

AMARAL, Rogério do. As contribuições da pesquisa científica na formação acadêmica. Identidade Científica, Presidente Prudente-SP, v. 1, n. 1, p. 64-74, 2010. Disponível em: http://www.unoeste.br/facopp/revista_facopp/IC1/IC16.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.

BORGES, Jéssica Lino; CARDOSO, Ana Lúcia. Análise dos Trabalhos de Conclusão do Curso de licenciatura em Educação Física: reflexões iniciais acerca da produção de 2006 a 2014. 2014. 7f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, 2014. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3131. Acesso em: 20 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em 20 jun. 2021

CASSIANO, Gabriel Moreira. Uma Década do Curso de Graduação em Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM. 2019. 76f. p. 46-48. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2019.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagem. Porto Alegre: Artmed, 2006. 432p.

LOPES, Rafaela Marques; LIMA, Andreza Maria. O Bom professor de física: o que pensam futuros professores? InterMeio, Campo Grande, v. 25, n. 51.1, p. 205-222, 2019, Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9448. Acesso em: 08 jun. 2021. LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

OLIVEIRA, Glória Aparecida Pereira. As atividades acadêmicas e a formação para pesquisa: o trabalho de conclusão de curso. Momentum, Atibaia, v. 1, n. 4, p. 123-142, 2006. Disponível em: http://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/109. Acesso em: 3 out. 2019.

PEREIRA, Ana Altina Cambuí; SILVA, Maria de Lourdes O. Reis da. O trabalho de conclusão de curso: constructo epistemológico no currículo formação, valor e importância. In: V COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2010, Porto, Portugal. Livro De Resumos, 2010. p. 1-13. Disponível em: http://fedathi.multimeios.ufc.br/rides/phocadownload/artigos_iiienforsup_adicionais.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.

SANTOS, Rafael Amaral dos. 20 Anos do Curso de Licenciatura em Física: um retrospecto a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2015. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26354. Acesso em: 20 nov. 2019.

SILVA, Sônia Souza da. Produção acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso (2006 a 2016). 2016. 138f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Rio Tinto, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3709/ 1/SSS07122016.pdf. Acesso em: 19 nov. 2019.

SOUZA, Lidiane L. L. de; LEMOS, Jesus R. Perfil dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Velloso (Brasil). Espacios, v. 39, n. 29, p. 4. 2018. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a18v39n29/18392904.html. Acesso em: 19 nov. 2019.

UFTM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação. Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Física. Uberaba: UFTM, 2018. Disponível em: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/?to=RTZjcGZxTGFsSkFOOXRhSkpVdm5ELzBmWjZPUjNwZVNDdzA3NzFoRzcxeFREdkl2ZllMa25YaklsN0lFMEJ3MHVWQ2ZDVjFiTlFCRXRiUy9jR1k4dDRSU3JtSlk0WUhCUXhXdld4VlpXbFJhNitTN1ZSbm9yQVZycWJidWE2QmhDOHh3RmFPVVE4dEpuVTZrbEtVY1BvbmF5VmVQVHMxUmc4N25ZOENPbVRHOXdERitFdlNacjREUGc4YStSL3Zh&secret=uftm. Acesso em 18 nov. 2019.

Published

2023-05-26

How to Cite

DE OLIVEIRA, J. C.; LEITE, D. A. R. MAPEAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO: : MAPEAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO: . JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 153–173, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6188. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6188. Acesso em: 3 jul. 2024.