SCIENTIFIC DISSEMINATION AND DIGITAL MEDIA: SOME REFLECTIONS

algumas reflexões

Authors

  • Antônio Carlos Leite Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Sylmara Castro Vianna Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Pedro Donizete Colombo Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6293

Keywords:

Scientific Dissemination, Digital Media, Fake News

Abstract

This essay presents reflections on the themes of Scientific Dissemination (DC) and Digital Media (DM), focusing on science teaching, based on analyzes of the discussions carried out during the course “Education in non-formal spaces and science teaching”, offered in the first half of 2021 by the Graduate Program in Education at the Federal University of Triângulo Mineiro. Definitions of the term CD and the role of MD today are brought up for discussion. We show that the concept of CD and its implications for society is not unanimous among researchers in the area. Another result points to the consequences of misinformation about science in digital music that can result in phenomena such as Fake News and science denialism.

Author Biographies

Antônio Carlos Leite, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Formado bacharel em Física pela Universidade Federal de Itajubá (2013), com ênfase em Astrofísica, pesquisando sobre a formação de galáxias. Licenciado em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2019) com a pesquisa na área de astronomia, sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), tendo atuado na graduação em projetos de extensão universitária em parceria com professores da universidade e da educação básica em temas de física moderna, além de participação nos programas de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) durante a graduação. Atua como professor de física da educação básica na rede estadual de Minas Gerais. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPEC) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências

Sylmara Castro Vianna, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e pós-graduada em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein (IEP-HIAE). Atualmente, mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e atuação em Avaliação Neuropsicológica e em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC).

References

ALBUQUERQUE, Afonso; QUINAN, Rodrigo. Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal "professor terra plana". Mídia e cotidiano, v. 13, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088. Acesso em: 20 ago. 2021.

BAALBAKI, Ângela C. F. A divulgação científica e o discurso da necessidade. Letras, v. 24, n. 48, p. 379-396, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/14445. Acesso em: 20 ago. 2021.

BONFIM, Carolina S.; GARCIA, P. M. P. Investigando a “Terra Plana” no Youtube: contribuições para o ensino de ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (Rencima), São Paulo, vol. 12, n. 3, p. 1-25, abr./jun. 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2892. Acesso em: 20 ago. 2021.

BUENO, Wilson C. Comunicação científica e Divulgação Científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp., p. 1-12, 2010. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 20 ago. 2021.

CUERVO, Giselly M. N.; HERNÁNDEZ, Edgar M.; COLONIA, Fernando R.; ARDILA, Elvia K. G. Infodemia: noticias falsas y tendencias de mortalidad por COVID-19 en seis países de América Latina. Pan American Journal of Public Health, n. 45, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/53901. Acesso em: 20 ago. 2021.

CUNHA, Márcia; GIORDAN, Marcelo. A divulgação científica como um gênero de discurso: implicações na sala de aula. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências. Anais. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: http://axpfep1.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/89.pdf . Acesso em: 20 ago. 2021.

FERRARI, Pollyana; BOARINI, Margareth. A desinformação é o parasita do século XXI. Organicom, São Paulo, vol. 18, n. 34, p. 37-47, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170549. Acesso em: 20 ago. 2021.

GERMANO, Marcelo G.; KULESZA, Wojcich A. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 7-25, abr. 2007. Disponível em: https://antigo.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1546/5617. Acesso em: 20 ago. 2021.

MARANDINO, Martha et al. A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IV, 2003, Bauru. Anais. Bauru, SP: ENPEC/ABRAPEC, 2003. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivo/encontros/enpec/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL009.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

PEREZ, José R.B.; CALUZI, João J. A DC e o ensino de Física Moderna. In: ARAÚJO, Elaine S.N.N; CALUZI, João J.; CALDEIRA Ana M. A. DC e ensino de Ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras, 2006.

PINHEIRO, Lena V. R.; OLIVEIRA, Eloísa C. P. Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científicas: transformações em cinco séculos. Brasília: Ibict, 2012. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/711/1/M%C3%BAltiplas%20facetas%20da%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20divulga%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADficas.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

POSSIK, Patrícia A. et al. Você já comeu DNA hoje? Divulgação científica durante a Semana da Ciência e Tecnologia no Brasil. História, Ciências, Saúde. v.20, n.2, abr.-jun. 2013, p.653-673. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3861/386138081014.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.

ROCHA, Mariana; MASSARANI, Luisa. Panorama general de la investigación en divulgación de la ciencia em América Latina. In: MASSARANI, Luisa; ROCHA, Mariana. Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. Rio de Janeiro: Fiocruz - COC, 2017. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/5f524043e55fb97cf38acc79/t/5fc818f4d6e0cc37e32f28d2/1606949154561/Aproximaciones_a_la_investigacion_en_div.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

ROCHA, Mariana; MASSARANI, Luisa; PEDERSOLI, Constanza. La divulgación de la ciência em América Latina: términos, definiciones y campo académico. In: MASSARANI, Luisa; ROCHA, Mariana. Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. Rio de Janeiro: Fiocruz - COC, 2017. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/5f524043e55fb97cf38acc79/t/5fc818f4d6e0cc37e32f28d2/1606949154561/Aproximaciones_a_la_investigacion_en_div.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

RÜDIGER, Francisco. A reflexão teórica em cibercultura e a atualidade da polêmica sobre a cultura de massas. Matrizes, n. 1, p. 41-61, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38308. Acesso em: 25 ago. 2021.

SANTOS, Alana D. G.; PEREIRA, Dayveson N. C. P.; MORAIS, Felipe A. S.; LEMOS, Matia C. L. Letramento informacional, Covid-19 e infodemia. Liinc em Revista, v. 16, n. 2, p. 1-24, dez. 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5214. Acesso em: 20 ago. 2021.

SOUZA, Vitor F. M.; SASSERON, Lucia H. As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 593-611, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/mgrcsn7H6687QB9y6w8qvHz/abstract/?lang=pt. Acesso em 25 ago. 2021.

VALERIO, Palmira M., PINHEIRO Lena V. R. Da comunicação científica à divulgação. TransInformação, Campinas, n. 20 v. 2: 159-169, maio/ago., 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/jXWgggxgBhXfsT57JDVbghp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2021.

VALERO-MATAS, Jesús A.; SANDOVAL, Carlos A. M. Las pseudociencias como problema social en la era tecnocientífica. Un recorrido por la ciencia y sus enemigos dentro y fuera. Aposta Revista de Ciencias Sociales. n. 75, out./nov./dez. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4959/495955634001/html/. Acesso em: 25 ago. 2021.

Published

2022-08-12

How to Cite

LEITE, A. C.; CASTRO VIANNA, S. .; COLOMBO JUNIOR, P. . D. SCIENTIFIC DISSEMINATION AND DIGITAL MEDIA: SOME REFLECTIONS: algumas reflexões. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 127–137, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6293. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6293. Acesso em: 22 jul. 2024.