Por uma teoria crítica

porque resistir não é só ilusão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6331

Keywords:

Critical Theory, Paulo Freire, Consumption

Abstract

This paper presents the philosophical assumptions of the Critical Theory to discuss its concepts and science knowledge; also, it is important to know how its process of production is reflected on educational research. It highlights a connection between the Critical Theory and education, taking into account current public policies that constrain critiques that can transform education and assertions. Objectives and neutral knowledge are placed forgotten the fact that, learning and teaching are ways to perceive the world. At this point, Paulo Freire states that, to change the reality that surrounds us, it is necessary to modify the educational institutions.

Author Biography

Janaína Aguiar Mendes Galvão, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Janaína Aguiar Mendes Galvão é  Mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde participou em projetos sobre ensino de língua espanhola e formação de professores, durante a graduação e o mestrado. Atuou como professora de espanhol na educação básica em Belo Horizonte de 2001 a 2010. Foi professora do Curso de Letras da PUC-Minas de 2008 a 2010. Atualmente é Professora Adjunta de língua espanhola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Foi coordenadora de área do projeto de espanhol do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid 2013, UFTM). Participou da comissão avaliadora de livros didáticos de língua espanhola do Ministério da Educação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013 e PNLD 2014). É membro da diretoria da Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais (APEMG) desde 2006 e em 2017 assumiu sua vice-presidência. É coordenadora do Núcleo de Línguas (Nucli) do programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF)  da UFTM. 

 

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Published

2022-08-12

How to Cite

AGUIAR MENDES GALVÃO, J. Por uma teoria crítica: porque resistir não é só ilusão. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 76–83, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6331. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6331. Acesso em: 22 jul. 2024.