Recursos educacionais digitais como objeto de estudo nos Programas de Mestrados Profissionais em Educação

Autores

  • Vanessa Cristine Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Ricael Spirandeli Rocha Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • José Lucas Pedreira Bueno Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6336

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais, Mestrado Profissional em Educação, Objetos Digitais de aprendizagem

Resumo

A pesquisa teve como objetivo avaliar a produção Científica dos Programas de Mestrados de Educação Profissional (MPE) em relação às tecnologias educacionais em diferentes perspectivas como formação de professores para o uso de TDICs, ensino-aprendizagem, descrevendo e analisando as contribuições construídas análise  por meio de uma análise documental das dissertações disponíveis no Banco de Dissertações e Teses da Capes. Como conclusão, foi observado que a maioria das pesquisas buscam experienciar o uso de TICS no processo de ensino e aprendizagem, sendo ajudando o professor a aplicá-lo em sua prática, seja avaliando sua potencialidade na aprendizagem do aluno ou construindo algum produto para aplicar no ensino, porém alguns trabalhos relataram sobre a inclusão digital e a acessibilidade às tecnologias.

Biografia do Autor

  • Vanessa Cristine Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

    Mestre profissional em Ciências da computação (UFPE). Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

  • Ricael Spirandeli Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Especialista em Tecnologias Linguagens e Mídias na Educação; Licenciado em Computação pelo IFTM; Professor de Educação Básica de cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG). Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

  • José Lucas Pedreira Bueno, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Professor Associado. Departamento de Educação. Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

Recursos educacionais digitais como objeto de estudo nos Programas de Mestrados Profissionais em Educação. Revista Triângulo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 225–236, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6336. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6336. Acesso em: 21 maio. 2025.