THEMATIZATION OF TABLE TENNIS IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION

AN EXPERIENCE REPORT

Authors

  • George Almeida Lima Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF/PE)
  • Stela Lopes Soares Centro Universitário Inta-UNINTA
  • Heraldo Simões Ferreira Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7095

Keywords:

Physical Education, Table tennis, Critical Curriculum, Thematization

Abstract

This study aimed to report the experience of a Physical Education teacher in a 1st year high school class with the theme of table tennis. The experience report was developed in six classes, every Thursday. 45 students participated in the classes, 19 girls and 26 boys. It is pointed out that the teacher encountered specific barriers, such as the absence of specific materials and spaces for the practice and the resistance of students to experience this practice. We conclude that despite the limitations related to specific materials and spaces, it is possible to thematize table tennis at school through the adaptation of materials and the problematization of knowledge produced by humanity, effecting a continuous process of critical awareness and emancipation of students . We emphasize that through the involvement of students in the construction of specific materials, their familiarization and motivation for the experiences increased. In this sense, the participation of young people was effective, with a gradual advancement of experiences related to table tennis based on pedagogical systematization.

Author Biographies

George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF/PE)

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE\UECE) e membro do grupo de estudos em sociologia do esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre os aspectos socioculturais da Educação Física, Sociologia do Esporte e Educação Física escolar. E-mail: george_almeida.lima@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0899-0427

Stela Lopes Soares, Centro Universitário Inta-UNINTA

Pós- Doutorado em Educação em andamento pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Especialista em Docência no Ensino na Saúde pela UFRGS. Especialista em Saúde da Família pela UVA. Possui graduação em Educação Física em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Atuou como Docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Coordenadora de Área do Programa de Iniciação a Docência- PIBID, no Subprojeto Educação Física, nesta Universidade. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE/ UECE e Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional - GPTPOED/UNINTA. Possui Bacharelado em Fisioterapia pelo Centro Universitário UNINTA e ainda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Atividade Física e Saúde, Formação Docente, Formação Inicial, Prática Pedagógica, Avaliação Educacional, Jogos, Práticas Lúdicas e Recreação. Trabalha como Coordenadora do Curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e é Docente dos Cursos do Centro Universitário INTA - UNINTA EAD. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5792-4429. 

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Realizou pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de Educação Física Escolar (UNESP, 2016). Doutor em Saúde Coletiva (UECE, 2011). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR, 2005). Especialista em Psicomotricidade (UECE, 2001). Professor de Educação Física (UNIFOR, 1992) (CREF - 590 G/CE). É Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará desde 2005. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE - PPGE (Mestrado e Doutorado em Educação). É professor permanente e vice coordenador do Curso de Mestrado Profissional Ensino da Saúde - CMEPES/UECE. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE. Coordenador do Curso de Graduação em Educação Física à Distância da UECE/UAB. Coordenador da Especialização em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas (UECE). Coordenador do Projeto de Extensão - Núcleo de Danças e Lutas da UECE (NUDAL). É conselheiro no Conselho Regional de Educação Física - CREF5. 

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Defensor do estado democrático de direito e da democracia. Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Foi coordenador pedagógico do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - Modalidade à Distância (2017-2019) e diretor do Departamento de Humanidades do campus São Paulo do IFSP (2020-2021). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Física do IFSULDEMINAS, professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Educação Física da UNIVASF e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - SP. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

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Published

2024-08-31

How to Cite

LIMA, G. A.; SOARES, S. L.; FERREIRA, H. S.; MALDONADO, D. T. THEMATIZATION OF TABLE TENNIS IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: AN EXPERIENCE REPORT. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 17, n. 2, p. 273–288, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i2.7095. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7095. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Relato de experiência