Letramentos acadêmicos
relações entre ensino, pesquisa e formação docente por meio da escolha do tema do trabalho de conclusão de curso (TCC)
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7134Keywords:
Formação inicial, Pesquisa, Prática Pedagógica, Curso de Pedagogia, Letramentos acadêmicosAbstract
O objetivo deste artigo foi analisar as relações entre o processo de escolha do tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a formação docente. O estudo, com enfoque qualitativo, apresenta a construção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública cearense. Com base nos princípios do modelo dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 2014), a análise dos relatos dos estudantes nos permite compreender que a escolha dos temas para o TCC é mediada por suas identidades, tanto estudantil como acadêmica, e que os significados em torno dessa escolha são negociados por meio do envolvimento deles em contextos e situações específicos de escrita, que são localizados ao longo da formação tanto dentro como fora da ambiência universitária.
References
BARRE-DE MINIAC, Christine. Le rapport à l’écriture. Une notion à plusieurs dimensions. Pratiques, [S. l.], n. 113-114, p. 29-40, 2002.
BAZERMAN, Charles. Criando identidades em um mundo intertextual. In: DIEB, Messias (org.). A aprendizagem e o ensino da escrita: desafios e resultados em experiências estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 115-131.
BEZERRA, Benedito. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por estudantes de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD. Tubarão, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006, Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006.
CARLINO, Paula. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis: Vozes, 2017.
CARVALHO, Gilcinei Teodoro; CASTANHEIRA, Maria Lucia; MACHADO, Maria Zelia Versiani. Letramentos acadêmicos como práticas sociais. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FISCHER, Beatriz Terezinha Daudt. Docência no ensino superior: questões e alternativas. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 03, p. 311-315, dez. 2009.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Cortez: 2017.
LEA, Mary; STREET, Brian. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.
LILLIS, Theresa. Whose “Common Sense”? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, Carys; TURNER, Joan; STREET, Brian. (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOUSA, José Edilmar. A relação entre a formação inicial e as trajetórias de incorporações de habitus de escrita de estudantes de Pedagogia. 2020. 341f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2020.
STREET, Brian. Dimensões escondidas na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 02, p. 541-567, dez. 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 JOURNAL TRIANGLE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.