Letramentos acadêmicos

relações entre ensino, pesquisa e formação docente por meio da escolha do tema do trabalho de conclusão de curso (TCC)

Authors

  • Larissa Naiara Souza de Almeida Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Maria do Carmo Carvalho Madureiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Messias Dieb UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7134

Keywords:

Formação inicial, Pesquisa, Prática Pedagógica, Curso de Pedagogia, Letramentos acadêmicos

Abstract

O objetivo deste artigo foi analisar as relações entre o processo de escolha do tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a formação docente. O estudo, com enfoque qualitativo, apresenta a construção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública cearense. Com base nos princípios do modelo dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 2014), a análise dos relatos dos estudantes nos permite compreender que a escolha dos temas para o TCC é mediada por suas identidades, tanto estudantil como acadêmica, e que os significados em torno dessa escolha são negociados por meio do envolvimento deles em contextos e situações específicos de escrita, que são localizados ao longo da formação tanto dentro como fora da ambiência universitária.

Author Biographies

Larissa Naiara Souza de Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da rede pública de ensino de Fortaleza e colabora em instituições particulares de Educação Especial.

Maria do Carmo Carvalho Madureiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí, campus Amílcar Ferreira Sobral; Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Messias Dieb , UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced /UFC. Pós-doutorado em Educação pela Universidade da Califórnia – Estados Unidos (UCSB).

References

BARRE-DE MINIAC, Christine. Le rapport à l’écriture. Une notion à plusieurs dimensions. Pratiques, [S. l.], n. 113-114, p. 29-40, 2002.

BAZERMAN, Charles. Criando identidades em um mundo intertextual. In: DIEB, Messias (org.). A aprendizagem e o ensino da escrita: desafios e resultados em experiências estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 115-131.

BEZERRA, Benedito. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por estudantes de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD. Tubarão, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006, Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006.

CARLINO, Paula. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis: Vozes, 2017.

CARVALHO, Gilcinei Teodoro; CASTANHEIRA, Maria Lucia; MACHADO, Maria Zelia Versiani. Letramentos acadêmicos como práticas sociais. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FISCHER, Beatriz Terezinha Daudt. Docência no ensino superior: questões e alternativas. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 03, p. 311-315, dez. 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Cortez: 2017.

LEA, Mary; STREET, Brian. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.

LILLIS, Theresa. Whose “Common Sense”? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, Carys; TURNER, Joan; STREET, Brian. (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOUSA, José Edilmar. A relação entre a formação inicial e as trajetórias de incorporações de habitus de escrita de estudantes de Pedagogia. 2020. 341f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2020.

STREET, Brian. Dimensões escondidas na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 02, p. 541-567, dez. 2010.

Published

2024-01-24

How to Cite

ALMEIDA, L. N. S. de .; MADUREIRO, M. do C. C. .; DIEB , M. . Letramentos acadêmicos : relações entre ensino, pesquisa e formação docente por meio da escolha do tema do trabalho de conclusão de curso (TCC). JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 133–150, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7134. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7134. Acesso em: 24 nov. 2024.