Representações imagéticas da população negra em livros didáticos de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.8214Keywords:
Livro Didático, PNLD, Lei 10.639/2003, Matemática, Imagens, Relações RaciaisAbstract
O livro didático, muitas vezes, define o currículo, determinando o que ensinar e de que maneira. É crucial que a prática pedagógica não fortaleça estereótipos sobre a população negra, pois a visão que o aluno tem de si e da sociedade na qual está inserido é construída ao longo da sua vida escolar e está fundamentada na educação que lhe é oferecida. Dessa forma, este estudo exploratório, descritivo e documental tem como objetivo identificar e analisar as representações imagéticas da população negra presentes nos livros didáticos de Matemática do sexto ano do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2020. Apesar da implementação da Lei n. 10.639/2003, ainda é notória a predominância da representação do branco nos livros didáticos. Encontramos nos livros analisados a tentativa de adequação à Lei, mas nos questionamos até que ponto a representatividade abordada é realmente efetiva. O uso da imagem do negro sem um contexto histórico, sem o respeito às origens e sua individualidade se torna apenas uma ilustração.
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