Representações imagéticas da população negra em livros didáticos de Matemática

Authors

  • Jessica Rocha Caetano Universidade Federal do Triangulo Mineiro
  • Vânia Cristina da Silva Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0000-0003-3642-9418

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.8214

Keywords:

Livro Didático, PNLD, Lei 10.639/2003, Matemática, Imagens, Relações Raciais

Abstract

O livro didático, muitas vezes, define o currículo, determinando o que ensinar e de que maneira. É crucial que a prática pedagógica não fortaleça estereótipos sobre a população negra, pois a visão que o aluno tem de si e da sociedade na qual está inserido é construída ao longo da sua vida escolar e está fundamentada na educação que lhe é oferecida. Dessa forma, este estudo exploratório, descritivo e documental tem como objetivo identificar e analisar as representações imagéticas da população negra presentes nos livros didáticos de Matemática do sexto ano do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2020. Apesar da implementação da Lei n. 10.639/2003, ainda é notória a predominância da representação do branco nos livros didáticos. Encontramos nos livros analisados a tentativa de adequação à Lei, mas nos questionamos até que ponto a representatividade abordada é realmente efetiva. O uso da imagem do negro sem um contexto histórico, sem o respeito às origens e sua individualidade se torna apenas uma ilustração.

Author Biography

Vânia Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestra em Ciências Matemáticas e bacharela em Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Adjunta do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT)
vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - UFTM). É pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) e da Rede de Pesquisa Sobre Profissão Docente (REPPOD).

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Published

2024-12-31

How to Cite

CAETANO, J. R.; RODRIGUES, V. C. da S. . Representações imagéticas da população negra em livros didáticos de Matemática. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 17, n. 3, p. 169–188, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i3.8214. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/8214. Acesso em: 19 jan. 2025.