FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA INCLUSIVA EM CONSTRUÇÃO

Autores/as

  • Maria Inês de Almeida Pelegrini
  • Carla Helena Fernandes Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1610

Resumen

O estudo objetivou investigar ações docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental na inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial na classe comum. A inclusão escolar, um grande projeto internacional e nacional ainda em construção, tem solicitado a organização de ambientes educacionais adequados à aprendizagem escolar, no ensino regular, de todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades educacionais especiais. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou-se entrevista semiestruturada com catorze professores de três escolas públicas estaduais, localizadas em Pouso Alegre- MG. Os resultados indicaram, por um lado, que algumas ações docentes ainda refletem o processo de exclusão historicamente construído; por outro, evidenciaram práticas em reconstrução que têm em perspectiva os alunos, como sujeitos deste processo, em suas características e potencialidades. As mudanças necessárias têm em vista atender a atual solicitação feita à escola como partícipe da construção de uma sociedade e educação com mais equidade. Neste processo, a formação profissional continuada é indicada como ferramenta fundamental.

 

Palavras-chave: formação. saberes docentes. prática pedagógica. educação inclusiva.

Biografía del autor/a

Maria Inês de Almeida Pelegrini

Graduacao em Pedagogia pelo Instituto Superior de Pesquisa de Ituiutaba, Especializacao em Psicopedagogia pelo Centro Universitario Assuncao, Inspecao Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas e Mestrado em Educacao pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVAS (2014) Pesquisa volta ao estudo e investigacao da formacao de professores, das concepcoes e praticas pedagogicas e da Educacao Especial/inclusao escolar.

Carla Helena Fernandes, Universidade do Vale do Sapucaí

Possui graduação em Pedagogia pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco, e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Como pesquisadora, se volta ao estudo e investigação da formação continuada de professores, das concepções e práticas pedagógicas e da Educação Especial/inclusão escolar. É professora do Mestrado em Educação da UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre - MG. Participa como pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG), da Univás, e do GREEFA - Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade, da Unesp - Rio Claro.

Publicado

2016-12-06

Cómo citar

PELEGRINI, M. I. de A.; FERNANDES, C. H. FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA INCLUSIVA EM CONSTRUÇÃO. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1610. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1610. Acesso em: 23 nov. 2024.