Dos livros didáticos aos protótipos de ensino: em direção a um web-currículo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2098

Resumen

Embora o desenvolvimento e a popularização das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TIDC) as estejam aproximado cada vez mais da sala de aula, não podemos negar que elas ainda estão longe de integrar efetivamente o cotidiano escolar. Mesmo que nossa realidade seja cada vez mais on-line, digital, multissemiótica e plural, o que tem nos levado a questionar até mesmo o papel (e o futuro) da escola, os materiais mais tradicionais como livros didáticos, apostilados e sequências didática continuam a circular, ainda que por vezes disputem espaço com computadores, tablets, Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) e Objetos Educacionais Digitais (OED), geralmente em iniciativas bastante difusas, irregulares e desencontradas. Levando em conta que, em um contexto de novos multiletramentos (ROJO, no prelo), torna-se cada vez mais necessário estudar dispositivos didáticos que sejam capazes de atender mais satisfatoriamente às demandas atuais, no espaço disponível neste artigo buscaremos estabelecer um breve panorama do status atual dos materiais didáticos que têm circulado na escola brasileira, procurando identificar as características e fragilidades que fazem com que eles nos pareçam cada vez menos adequados para concretizar o que Almeida (2014) convencionou chamar de web-currículos. 

Biografía del autor/a

Fabiana Marsaro-Pavan, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Fabiana é doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Concluiu a licenciatura em Letras (2010) e o mestrado em Linguística Aplicada (2013) na mesma instituição. Entre seus interesses de pesquisa estão os seguintes temas: livro didático impresso e digital, projeto gráfico-editorial, multiletramentos e currículo.

Citas

ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M. A.; LEMOS, S. D. V. (Orgs.). Web Currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

ALMEIDA, M. E. B.; SILVA, M. G. M. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, v. 7. São Paulo: PUC-SP, 2011.

BECSKEHÁZY, I.; LOUZANO, P. Sala de aula estruturada: O impacto do uso de sistemas de ensino nos resultados da Prova Brasil – um estudo quantitativo no estado de São Paulo. São Paulo: Fundação Lemman, 2010. Disponível em: <http://www.fundacaolemann.org.br/uploads/estudos/sala_de_aula_estruturada_ilona_becskehazy_e_paula_louzano.pdf>. Acesso em: 31 out. 2016.

BRASIL. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017. Brasília: MEC/FNDE/SEB, 2015.

BUZEN, C. Dinâmicas discursivas na sala de aula: os usos do livro didático e projetos didáticos autorais. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, 2009.

CASSIANO, C. F. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2007.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Designs for social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds). Multiliteracies: Literacy Learning and the design of social futures. Nova York: Routledge, 2006[2000], p. 203-234.

GARCÍA-CANCLINI, N. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2008[1989].

KALANTZIS, M; COPE, B. Changing the Role of Schools. In: COPE, B; KALANTZIS, M. (Orgs.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Nova York: Routledge, 2006 [2000], p. 121-148; 235-289.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling “the New” in New Literacies. In: KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. (Orgs.). A New Literacies Sampler. New York: Peter Lang, 2007, p.1-24.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 dez. 2016.

ROJO, R. H. R. Materiais didáticos no ensino de línguas. In MOITA-LOPES, L. P. da (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente – Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo, SP: Parábola Editorial/Cultura Inglesa, 2013. P. 163-195.

ROJO, R. H. R. Novos multiletramentos e protótipos de ensino: por um Web-Currículo/New multiliteracies and teaching prototypes: for a Web-Curriculum. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), 2016a.

ROJO, R. H. R. Entre Plataformas, ODAs e Protótipos: Novos multiletramentos em tempos de WEB2. Campinas, SP: Pontes, 2016b.

Publicado

2017-09-14

Cómo citar

MARSARO-PAVAN, F. Dos livros didáticos aos protótipos de ensino: em direção a um web-currículo. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 10, n. 1, p. 92–106, 2017. DOI: 10.18554/rt.v10i1.2098. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2098. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua