Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2546Resumen
O trabalho apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental; da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line para coletar os dados dos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Os dados coletados foram tratados segundo a análise de conteúdo e a partir das respostas de 70 egressos identificamos que o conceito “bom” se sobressai ao avaliarem o projeto político pedagógico, o currículo e a condição material da instituição, mas há lacunas relativas à formação para atuar na Educação Infantil e na Gestão. Na visão de 62,8% a formação inicial os preparou para o mercado de trabalho e para melhorar o curso de Pedagogia, os egressos consideraram que se faz necessário rever o currículo.
PALAVRAS-CHAVE: Curso de Pedagogia. Egressos. Avaliação.
Citas
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. (1994). Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.1994.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1/2006 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>.
CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP. 1999.
CRUZ, G. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak Editora. 2011.
GATTI, B. A. (Coord.); BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2013.
GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (orgs.) Formação de professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, DPE. Disponível em: < https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=Forma%C3%A7%C3%A3o
+de+professores+para+o+Ensino+Fundamental:+estudo+de+curr%C3%ADculos+das+licenciaturas+em+Pedagogia,+L%C3%ADngua+Portuguesa,+Matem%C3%A1tica+e+Ci%C3%AAncias+Biol%C3%B3gicas>.
LIBÂNEO, J. C. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. Recuperado de http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/630.
LORDELO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. M. (orgs.) Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. Salvador: EDUFBA, 2012.
LOUSADA, A. C. Z.; MARTINS, G. de A. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. R. Contab. Fin. – USP, São Paulo, n. 37, p. 73-84, Jan./Abr.2005.
LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. E. D. A. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas: Papirus, 2012. cap. 2, p. 27-54.
MARIN, A. J. O curso de Pedagogia em foco: fragilidades constantes e urgências da formação. In: Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, XVII, 2014, Fortaleza. Disponível em: <http://www.uece.br/eventos/xviiendipe/>. Acesso em: 24 jan. 2015.
MOREIRA, M. L.; VELHO, L. Trajetória de egressos da Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais: uma ferramenta para avaliação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, p. 257-288, mar. 2012.
PAUL, Jean-Jacques. (2015). Acompanhamento de egressos do Ensino Superior: experiência brasileira e internacional. Caderno CRH. Salvador, v. 26, nº 74, p. 309-320, Mai-Ago.
PIMENTA, S. G. A formação de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise do currículo dos cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo. In: Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, XVII, 2014, Fortaleza. Disponível em: http://www.uece.br/eventos/xviiendipe/>. Acesso em: 24 jan. 2015.
SENKEVICS, A. S. Cor ou raça nas instituições federais de ensino superior: explorando propostas para o monitoramento da Lei de Cotas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/do
cument/id/689605>. Acesso em 30 abr. 2017.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez. 2007
VARGAS, M. de L. F. Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG. 2016. 297 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2016. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-AA2H3A>. Acesso em 15 fev. 2017.
VIEIRA, J. de A. Qualidade da formação inicial de pedagogos: indicadores na visão de egressos. 2010. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2010. Disponível em: < http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2803/1/000430601-Texto%2BCompleto-0.pdf>. Acesso em 14 abr. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.