Ensino de Filosofia em Campinas - SP: percepções de docentes e discentes e descompasso entre a ética aristotélica e o agir no ambiente escolar

Autores/as

  • Agnaldo Ronie Pezarini Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Samuel Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Campinas http://orcid.org/0000-0002-2918-0952

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2549

Resumen

Este artigo tem como objeto de investigação o ensino de filosofia no município de Campinas, Estado de São Paulo. A singularidade deste manuscrito diz respeito à pesquisa empírica, realizada com estudantes e professores. O problema do artigo consiste na pergunta: qual é a percepção de docentes e discentes da Diretoria de ensino Campinas Leste acerca da ética aristotélica? Quanto aos procedimentos metodológicos foi utilizada a revisão bibliográfica além da pesquisa empírica. Quanto aos resultados obtidos, afirma-se que o ensino de filosofia nas unidades escolares em questão é visto como salutar no processo de formação dos cidadãos e a ética aristotélica faz parte da proposta curricular e é vivenciada pelos estudantes, no entanto e paradoxalmente, observaram-se ações contraditórias entre estudantes no que diz respeito a virtudes aristotélicas investigadas, a amizade, a justiça e a liberdade, demonstrando descompasso entre o pensamento aristotélico e a vivência no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Agnaldo Ronie Pezarini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação. Membro do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas). Professor efetivo de Biologia e Ciências da rede Estadual do Estado de São Paulo.

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), Faculdade de Direito e Faculdade de Educação. Líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas) e membro do grupo de pesquisa Direito e Realidade Social (CNPq/PUC Campinas). Doutor em Filosofia da Educação (Unicamp, 2009), Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia pela PUC Campinas. Orienta teses e dissertações. Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015), Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014), Avaliador ad hoc do GT 17 - Filosofia da Educação (ANPEd 2012-2013), Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). É Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018), membro da ABRADE - Associação Brasileira de Direito Educacional e participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación.

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Publicado

2018-08-29

Cómo citar

PEZARINI, A. R.; MENDONÇA, S. Ensino de Filosofia em Campinas - SP: percepções de docentes e discentes e descompasso entre a ética aristotélica e o agir no ambiente escolar. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 4–25, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2549. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2549. Acesso em: 3 jul. 2024.