Ensino de Filosofia em Campinas - SP: percepções de docentes e discentes e descompasso entre a ética aristotélica e o agir no ambiente escolar

Autores/as

  • Agnaldo Ronie Pezarini Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Samuel Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Campinas http://orcid.org/0000-0002-2918-0952

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2549

Resumen

Este artigo tem como objeto de investigação o ensino de filosofia no município de Campinas, Estado de São Paulo. A singularidade deste manuscrito diz respeito à pesquisa empírica, realizada com estudantes e professores. O problema do artigo consiste na pergunta: qual é a percepção de docentes e discentes da Diretoria de ensino Campinas Leste acerca da ética aristotélica? Quanto aos procedimentos metodológicos foi utilizada a revisão bibliográfica além da pesquisa empírica. Quanto aos resultados obtidos, afirma-se que o ensino de filosofia nas unidades escolares em questão é visto como salutar no processo de formação dos cidadãos e a ética aristotélica faz parte da proposta curricular e é vivenciada pelos estudantes, no entanto e paradoxalmente, observaram-se ações contraditórias entre estudantes no que diz respeito a virtudes aristotélicas investigadas, a amizade, a justiça e a liberdade, demonstrando descompasso entre o pensamento aristotélico e a vivência no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Agnaldo Ronie Pezarini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação. Membro do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas). Professor efetivo de Biologia e Ciências da rede Estadual do Estado de São Paulo.

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), Faculdade de Direito e Faculdade de Educação. Líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas) e membro do grupo de pesquisa Direito e Realidade Social (CNPq/PUC Campinas). Doutor em Filosofia da Educação (Unicamp, 2009), Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia pela PUC Campinas. Orienta teses e dissertações. Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015), Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014), Avaliador ad hoc do GT 17 - Filosofia da Educação (ANPEd 2012-2013), Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). É Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018), membro da ABRADE - Associação Brasileira de Direito Educacional e participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación.

Citas

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução de Mário da Gama Kury. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

________. Metafísica: livro 1 e livro 2; Ética a Nicômaco; Poética. Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. Tradução de Vincenso Cocco et al. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Vol. 3. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2006.

CARTOLANO, M. T. P. Filosofia no Ensino do 2º grau. São Paulo: Cortez: Autores Associados. 1985.

CENCI, A. V. Aristóteles & a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. FÁVERO, A. A.; CEPPAS, F.; GONTIJO, P. E.; GALLO, S.; KOAHN, W. O. O Ensino da Filosofia no Brasil: Um mapa das condições atuais. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004.

GALLO, Silvio; ASPIS, Renata Lima. Ensino de filosofia e cidadania nas “sociedades de controle”: resistência e linhas de fuga. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1 (61), p. 89-105, jan./abr. 2010.

GALLO, S. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. ETHICA. Rio de janeiro, v.13, n.1, p.17-35, 2006.

________. Metodologia do Ensino de Filosofia - Uma Didática Para o Ensino Médio. Campinas: Papirus, 2012.

HELLER, A. A Filosofia Radical. Tradução de C. N. Coutinho. São Paulo: Brasiliense, 1983.

KOHAN, Walter (org.). Filosofia: Caminhos para seu Ensino. Rio de Janeiro: Ed. DP&A, 2004.

MAZAI, N.; RIBAS, M. A.C. Trajetória do ensino de Filosof ia no Brasil. Disciplinarum Scientia: Ciências Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 2, p. 1- 13, 2001. Disponível em: http://sites.unifra.br/Portals/36/CHUMANAS/2001/trajetoria.pdf, acesso em 13/02/2017.

MENDONÇA, S. Pressupostos éticos da educação da solidão. Filosofia e Educação (Online), ISSN 1984‐9605 – Revista Digital do Paideia. Volume 3, Número 1, Abril de 2011 – Setembro de 2011.

SÁ JÚNIOR. L. A. de. Reflexões sobre o ensino da filosofia no nível médio. HOLOS, Ano 26, Vol. 3. 2010.

SEVERINO, A. J. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3, p. 619-634, set. /Dez. 2006.

TESSER, G. J.; HORN, G. B.; JUNKES, D. A Filosofia e seu ensino a partir de uma perspectiva da teoria crítica. Educar em Revista. Curitiba, n. 46, p. 113-126, out. /dez. 2012. Editora UFPR.

THIRY-CHERQUES, H. R. O racional e o razoável: Aristóteles e o trabalho hoje. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 1, n. 1, p. 01-11, Aug. 2003.

THORTON, M. T. Aristotelian practical reason. Mind, v.91, n.361, Jan. 1982.

Publicado

2018-08-29

Cómo citar

PEZARINI, A. R.; MENDONÇA, S. Ensino de Filosofia em Campinas - SP: percepções de docentes e discentes e descompasso entre a ética aristotélica e o agir no ambiente escolar. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 4–25, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2549. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2549. Acesso em: 22 nov. 2024.