Mario Osorio Marques: exigências à formação e à docência em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v12i1.2556Resumen
Partimos da compreensão que a formação inicial e continuada de professores é a possibilidade de transformação do cotidiano escolar. Nesse sentido, é imperativo ao professor conhecer os fundamentos de sua profissão, saberes e conhecimentos que balizam o trabalho docente. Ao professor cabe conhecer quais as bases epistemológicas que orientam sua prática docente. O artigo reflete acerca das contribuições de Mario Osorio Marques à compreensão da formação de professores e das práticas educativas de sala de aula. Trata-se de uma reflexão teórico-bibliográfica que busca situar que conhecimentos, saberes e disposições propostas por Marques como exigências para a docência e sua formação. Estrutura-se em dois movimentos: o primeiro abordará a formação do professor/educador a partir da dimensão hermenêutica, da crítico-dialética e da racionalidade epistêmico-instrumental e o segundo movimentos abordará os desdobramentos dessas dimensões na condução das práticas educativas do face a face em sala de aula.Citas
ALMEIDA, Patrícia C. A. de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v.33, n.2, maio/ago. 2007. p. 281-295
BOUFLEUER, J. P.; REZER, R. Mario osorio marques: breve biografia de um pensador da educação. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 18, n. 37, jan./abr. 2016. p. 15-27. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3164/1817 Acesso em: 08-01-2018.
FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. São Paulo: Autores Associados, 2010.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.
HOUSSAYE, Jean. et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LIBÂNEO, José C. O debate sobre o estudo científico da educação: ciência pedagógica ou ciências da educação? Revista Espaço Pedagógico. Passo Fundo, v. 10, n. 15, 2003. p.11-33.
MARQUES, Mario Osorio. A formação do profissional da educação. 3. ed. Ijuí: Editora
Unijuí, 2000.
_______. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: Editora Unijuí, 1995.
_______. Pedagogia: a ciência do educador. Ijuí: Unijuí, 1990a.
_______. O educador/pedagogo na relação educativa direta. In: Contexto e educação, Ijuí, Livraria Unijuí editora, v. 1, n. 1, jan./mar. 1990. p. 17-30
PRESTES, Nadja Hermann. A razão, a teoria crítica e a educação. In: PUCCI, Bruno (Org.). Teoria crítica e educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
PUCCI, Bruno. Teoria crítica e educação. In: PUCCI, Bruno (Org.). Teoria crítica e educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de currículum y formación del professorado, Espanha, Universidad de Granada, v. 9, n. 2, 2005. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56790202. Acesso: 02-03-2015.
STEIN, Ernildo. Epistemologia e crítica da modernidade. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 1986.
TARDIF, Maurice. Los saberes del docente y su desarrollo profesional. 3. ed. Madrid: Narcea, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.