Desafios da educação inclusiva no ensino superior: um retrato das políticas institucionais das Universidades Federais do Sul do Brasil

Autores/as

  • Francéli Brizolla UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA http://orcid.org/0000-0001-7987-2044
  • Claudete da Silva Lima Martins UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2573

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação que teve como objetivo investigar ações institucionais realizadas por universidades federais da região Sul do Brasil, com vistas à implementação e a oferta de atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e alta habilidades/superdotação. A pesquisa investigou a organização das políticas institucionais para implementação da educação inclusiva em nove (09) universidades federais da Região Sul, bem como a organização das ações de atendimento pedagógico para estudantes com deficiência no âmbito dessas universidades. O objeto de análise deste texto são os dados coletados por meio de questionário destinado aos núcleos de inclusão e acessibilidade de tais universidades, os quais foram respondidos pelas equipes coordenadoras dos Núcleos de Acessibilidade das universidades federais investigadas. O estudo foi desenvolvido no período de março/2014 a dezembro/2016. A partir dos dados coletados foi possível compor um “retrato” das políticas instituições vigentes em prol da educação inclusiva, evidenciando assim, os principais desafios postos às universidades.

Biografía del autor/a

Francéli Brizolla, UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Sou licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e realizei Mestrado e Doutorado em Educação (2000 e 2007, respectivamente) - área de política e gestão da educação - no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-RS). Além de realizar docência no ensino superior, atuo no campo geral da educação e especificamente na área da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, com as seguintes temáticas: necessidades educacionais especiais, acessibilidade e inclusão na educação básica e no ensino superior, escolarização e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e políticas públicas de inclusão escolar - gestão dos sistemas e das instituições de ensino. Atuo na formação docente nos cursos de licenciatura - formação inicial - e em cursos de formação continuada e extensão. Atuei como Coordenadora do NInA - Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UNIPAMPA e participei da gestão da Universidade como Pró-Reitora Adjunta de Graduação (2013-2015). Atualmente, exerço docência na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (campus Dom Pedrito, RS) e no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE/campus Bagé, RS), assim como em Especializações com temáticas na educação, diversidade cultural e formação de educadores. Líder do Grupo INCLUSIVE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior, que atua com estudos e pesquisas na área da diversidade e inclusão e acessibilidade pedagógica na perspectiva da Educação para Todos. Resido em Bagé (Campanha Gaúcha) e sou mãe de Giovana, João e Mariah Flor!

Claudete da Silva Lima Martins, UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Professora Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, atuando no Campus Bagé como docente de componentes curriculares da área da Educação. Membro do Grupo de Estudos em Educação, Histórias e Narrativas (GEEHN) e do INCLUSIVE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Acessibilidade na Educação Básica e Ensino Superior. Coordenadora do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio na UNIPAMPA. Vice-coordenadora do curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural oferecido pela Universidade Federal do Pampa. Doutora em Educação, na linha de Formação Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, desenvolvendo e participando de pesquisa ligadas as tecnologias da comunicação e da informação, formação docente e Educação Inclusiva (2008). Possui mestrado em Educação (10/2007) pela Universidade Federal de Pelotas. Possui duas especializações relacionadas com a formação de professores na modalidades de Educação Especial, realizadas na Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha (2000). Foi orientadora educacional e professora efetiva da rede Municipal e estadual de Ensino de Bagé/RS. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação inclusiva, práticas pedagógicas e currículo.

Publicado

2018-04-30

Cómo citar

BRIZOLLA, F.; MARTINS, C. da S. L. Desafios da educação inclusiva no ensino superior: um retrato das políticas institucionais das Universidades Federais do Sul do Brasil. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 136–150, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2573. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2573. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua