O uso dos blocos lógicos em atividades pré-escolares: contribuições para o ensino na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2591Resumen
O presente artigo tem o objetivo de apresentar atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas na Educação Infantil utilizando os blocos lógicos como recurso, quais sejam: saco surpresa, jogo das diferenças, separação das peças, sequência lógica, criação de desenhos e desenhando formas geométricas. Para tal, busca-se subsídio teórico na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, uma vez que é por meio de sua atividade que o indivíduo desenvolve a si mesmo e à humanidade em geral. Neste sentido, afirma-se a dependência do desenvolvimento das funções psicológicas complexas para com as atividades pedagógicas, ressaltando o desenvolvimento das primeiras como um sistema interfuncional já que uma única atividade pedagógica desenvolve diversas funções psíquicas simultaneamente. Ao longo do texto coloca-se a necessidade do planejamento das atividades dentro da escola, pois cabe ao professor direcioná-las para desenvolver o psiquismo do educando em suas máximas possibilidades. Por fim, vislumbra-se que as propostas de atividades apresentadas com o uso dos blocos lógicos possam ser utilizadas como modelo para o planejamento de outras atividades semelhantes com outros recursos pedagógicos que estejam disponíveis nas unidades escolares, contribuindo, então, com o planejamento pedagógico dos professores.Descargas
Publicado
2018-02-06
Cómo citar
MARSIGLIA, A. C. G.; MAGALHÃES, G. M. O uso dos blocos lógicos em atividades pré-escolares: contribuições para o ensino na Educação Infantil. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 105–121, 2018. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2591. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2591. Acesso em: 26 dic. 2024.
Número
Sección
Relato de experiência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.