A importância do desenvolvimento de aspectos socioemocionais para a gestão do conhecimento nas organizações

Autores/as

  • Cibele Pacheco Gomide Universidade São Judas Tadeu http://orcid.org/0000-0002-5111-7597
  • Antônio Fernando Gomes Alves Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2601

Resumen

A sociedade já se deu conta de que a produção intelectual gera mais riqueza que a industrial, contudo, os profissionais continuam a enfrentar barreiras para implantar as práticas de GC (Gestão do Conhecimento), a maior das quais talvez seja a dificuldade em criar um ambiente propício à geração de conhecimento e ao compartilhamento. A partir disso, 31 profissionais do conhecimento foram questionados sobre se os aspectos socioemocionais impactam a GC, tendo 97% deles concordando em que esses aspectos impactam as práticas de GC. Todavia, apenas 19% já implantaram algum tipo de ação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, sendo a falta de conhecimento suficiente sobre o assunto a principal justificativa apontada pelo gestor e ou a alta gestão. Dessa forma, este artigo salienta a importância de aprofundar a questão e munir esses profissionais de conhecimento e ferramentas para o melhor desenvolvimento das práticas da gestão do conhecimento, tão valioso para as organizações.

Biografía del autor/a

Antônio Fernando Gomes Alves, Universidade São Judas Tadeu

Graduação em Ciências Econômicas Universidade São Francisco (1992), Filosofia pelo ISTA - Instituto Santo Tomás de Aquino (1996), Pós Graduação (Lato Sensu) em História, Sociedade e Cultura pela PUC/SP(1998). Mestrado em Economia Política pela PUC/SP (2000). Doutorado em Psicologia Social pela PUC/SP(2010). Atualmente é professor titular da Universidade São Judas Tadeu(Graduação e Pós Graduação - Lato Sensu Professor e Coordenador. Coordenador dos Bacharelados em Ciências Econômicas, Turismo e Secretariado Executivo; Cursos Superiores de Tecnologia em Recursos Humanos, Marketing, Logística e Processos Gerenciais(Presenciais) e Processos Gerenciais Modalidade EAD, professor e pesquisador - USJT/Grupo Ânima. Professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS/Concursado). Experiência profissional na área de Economia, Gestão(Administração), com ênfase em Economia e Psicologia Social e do Trabalho, Psicologia Política, Políticas Públicas, Educação, Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento. Pesquisador e Consultor Ad Hoc INEP/MEC, Câmara Educação do Estado de São Paulo (CES) e FACEPE.

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Publicado

2018-02-05

Cómo citar

GOMIDE, C. P.; ALVES, A. F. G. A importância do desenvolvimento de aspectos socioemocionais para a gestão do conhecimento nas organizações. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 122–141, 2018. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2601. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2601. Acesso em: 3 jul. 2024.