Educação profissional de pessoas com deficiência no Brasil: marcos legais e reflexões ético-políticas

Autores/as

  • Carla Biancha Angelucci Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-9036-7396
  • Fábia Carvalho de Oliveira Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2615

Resumen

A participação da pessoa com deficiência no mundo do trabalho constitui um campo de complexidades e desafios que compreende o estudo do mundo do trabalho na contemporaneidade e da educação e seus princípios, como a perspectiva inclusiva. Este ensaio se propõe a constituir um panorama da Educação Profissional destinada a pessoas com deficiência no Brasil, a partir de seus marcos legais. Ainda que a legislação brasileira garanta, há quase duas décadas, vagas para as pessoas com deficiência em empresas e que exista uma consequente demanda por esses trabalhadores/as, percebe-se a ausência dessa população nos espaços que oferecem educação profissional de nível técnico e também no mundo do trabalho. É possível afirmar que não há, no campo das políticas educacionais, programas interligados entre a educação especial e a educação profissional que fomentem a formação e o acesso das pessoas com deficiência para/ao o mundo do trabalho. E que há, portanto, um processo de invisibilização dessa parcela da população brasileira, que, alijada desses espaços, não encontra os meios de ter efetivado o seu direito à educação, tampouco a oportunidade de constituir-se pelo e para o trabalho. 

Biografía del autor/a

Carla Biancha Angelucci, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, nas áreas de Educação Especial e Sociologia da Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição, área de concentração "Educação e Ciências Sociais- desigualdades e diferenças", linha de pesquisa "Educação Especial". Doutora em Psicologia Social e mestra em psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Fábia Carvalho de Oliveira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2002). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal há 19 anos, na Educação Especial. Mestranda em Educação Especial, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, sob orientação da Prof. Dra C. Biancha Angelucci.

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Publicado

2018-12-18

Cómo citar

ANGELUCCI, C. B.; CARVALHO DE OLIVEIRA, F. Educação profissional de pessoas com deficiência no Brasil: marcos legais e reflexões ético-políticas. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 19–40, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2615. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2615. Acesso em: 23 nov. 2024.