Políticas curriculares e as concepções de conhecimento e competência na formação de professores

Autores/as

  • Juciley Silva Evangelista Freire Universidade Federal do Tocantins - UFT/Campus de Palmas

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2649

Palabras clave:

Competência. Conhecimento. Formação de Professores.

Resumen

Neste artigo discutimos o significado epistemológico e político da concepção de competência que orienta as políticas curriculares de formação de professores iniciadas na década de 1990. A discussão parte da análise do papel do conhecimento no âmbito da Pedagogia por Objetivos, dominante na estruturação dos currículos formativos desde os anos 1970, chegando aos princípios epistemológicos da Pedagogia por Competência, referência de organização curricular presente nas diretrizes curriculares da formação de professores a partir dos anos de 1990. Nessa perspectiva, questionamos o sentido epistemológico da concepção de competência em ambas as Pedagogias, na tentativa de compreender as novas configurações atribuídas ao papel do conhecimento e suas implicações para a formação de professores.

Biografía del autor/a

Juciley Silva Evangelista Freire, Universidade Federal do Tocantins - UFT/Campus de Palmas

Doutora e Mestre em Educação. Professora do Mestrado Profissional em Educação da UFT. Pesquisadora em Políticas Educacionais;

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Publicado

2018-08-29

Cómo citar

FREIRE, J. S. E. Políticas curriculares e as concepções de conhecimento e competência na formação de professores. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 127–145, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2649. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2649. Acesso em: 22 nov. 2024.