Didática e epistemologia da educação básica brasileira: críticas e propostas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2673

Palabras clave:

Educação básica. Didática. Epistemologia.

Resumen

Apresenta-se uma reflexão sobre as práticas didáticas da Educação Básica brasileira, criticando o modelo prescritivo, conteudista e reducionista das mesmas. Assumimos as angústias dos profissionais da Educação Básica, em seu anseio por auxílio objetivo e suporte metodológico a serem providos pela pesquisa em educação. Nossa hipótese de trabalho indica que tal pesquisa, e também a formação de professores, deveriam prover métodos e práticas que gerassem resultados reais suficientes para justificar todo o investimento feito em investigação educativa no Brasil. Concluímos que apenas as inovações pedagógicas com bases teóricas poderão auxiliar no processo de construção de verdadeira práxis educativa, e mostramos alguns caminhos e propostas.

Biografía del autor/a

Renato Kraide Soffner, UNISAL

Pesquisador e professor permanente do PPGE - UNISAL

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Publicado

2018-08-29

Cómo citar

SOFFNER, R. K. Didática e epistemologia da educação básica brasileira: críticas e propostas. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 91–106, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2673. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2673. Acesso em: 22 nov. 2024.