O estágio e a formação em gestão educacional no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR)
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2682Palabras clave:
Curso de Pedagogia. Gestão Escolar. Formação de ProfessoresResumen
O presente trabalho tematiza o estágio na formação em gestão educacional no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Considera que a formação para atuação neste campo foi historicamente assumida pelo curso, o que pressupõe uma formação profissional capaz de responder aos conhecimentos específicos deste campo, assim como de desenvolver tal identidade ao longo da formação. Reconhece o estágio como dimensão essencial nesse processo pelas possibilidades de produção de sínteses teórico-práticas que sua dinâmica viabiliza. O objetivo do artigo é discutir o papel do estágio na formação das equipes de gestão no âmbito do Curso de Pedagogia da UEPG, problematizando o modo pelo qual situações didáticas podem mediar as relações teórico-práticas, o estabelecimento de sínteses, o desenvolvimento de aprendizagens e formação profissional no campo da gestão escolar.
Citas
AMARAL, M. J. MOREIRA, M. A. RIBEIRO, D. O papel do supervisor no desenvolvimento profissional do professor reflexivo: estratégias de supervisão. In: ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.
BERBEL, N. A. N. (Org.). Metodologia da problematização. Londrina, Eduel, 1998.
FREITAS, R. A. M. da M. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 403-418, abr./jun. 2012.
CAVAGNARI, L. B. SANTOS, S.A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso normal superior com mídias interativas. Olhar de professor, Ponta Grossa, n. 6, v. 1, p. 119-134, 2003.
PAPI, S. O. G. P. Professores: formação e profissionalização. São Paulo: Junqueira e Marin, 2005.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, S. O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 2, n. 2,p. 81-93, jan./dez.1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.