A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v5i1.274Resumen
Resumo
Esse estudo se propõe refletir sobre questões relacionadas à prática pedagógica dos professores, buscando identificar o papel que esse professor desempenha ao lidar com situações de ensino e de aprendizagem envolvendo a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A contextualização teórica da prática pedagógica como processo social tem por base os estudos das Representações Sociais, a partir da construção teórico-metodológica de Moscovici (1978, 1981, 1984, 1986, 1988, 2003). Uma análise das tecnologias como ferramentas sócio - culturais encaminha a discussão para compreender as concepções que se difundem e circulam no cotidiano escolar como um processo de construção de representações sociais no âmbito educacional e a relação deste processo com a apropriação dessas ferramentas.
Palavras-chave: Representações Sociais, Tecnologias, Prática Pedagógica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.