Novos letramentos, multiletramentos e protótipos de ensino produção e análise de um livro digital interativo

Autores/as

  • Jezreel Gabriel Lopes Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2754

Palabras clave:

Protótipos de ensino. Novos letramentos. Multiletramentos

Resumen

O presente artigo tem por objetivo descrever e analisar as potencialidades de ensino de um material didático digital interativo (MDDI) para tablets, elaborado com base no conceito de protótipos de ensino (ROJO, 2017a; 2017b) e voltado para o ensino de produção e interpretação textual no Ensino Médio. Além disso, pretende-se analisar as propiciações desse tipo de material em sala de aula ao lidar com as especificidades da comunicação no contexto contemporâneo, no qual, em razão das novas tecnologias da comunicação e da informação, observa-se a emergência de novas práticas sociais e, consequentemente, de novas formas de letramento.

Biografía del autor/a

Jezreel Gabriel Lopes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualemente, é doutorando pela mesma universidade sob orientação de Professora doutora Roxane Rojo.

Citas

ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web-currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M. A.; LEMOS, S. D. V. (Org.). Web-Currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

BAHKTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1952-53/1979]. Tradução de Paulo Bezerra, 4a.ed.

BAZERMAN, C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas In: DIONÍSIO, A.; HOFFNAGEL, J. (Orgs., Trads.) Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez Editora, 2005, p. 19-46.

BOLTER, J. D. Writing as technology. In: _____. Writing space: Computers, hypertext and the remediation of print. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2002. p. 14-26.

COLL, C.; MAURI, T.; ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Eds.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 66 – 93.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Designs for social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds). Multiliteracies – Literacy Learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006[2000], p. 203-234.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies – New Literacies, New Learning. Pedagogies: An International Journal, Vol.4, 2009, p. 164-195.

CUBAN, L. Computers meet classroom: classroom win. Teachers College Record, 1993. v. 95, n.2, p. 185-210.

EGGS, E. Ethos aristotélico, convicção e pragmática moderna. In: AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.

GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: Ideology in discourses. London: Falmer Press, 1996.

KALANTZIS, M.; COPE, B; HARVEY A. Assessing multiliteracy and new basics. Assessment in Education, v. 10, n. 1, p. 15-26, 2003.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Changing the role of schools. In: B. COPE; M. KALANTZIS (Eds.). Multiliteracies – Literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006 [2000], p. 121-148.

KRESS, G. Gains and losses: New forms of texts, knowledge, and learning. Computers and Composition, v. 22, n.1, p. 5-22, 2005.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling “the new” in new literacies. In: M. KNOBEL; C. LANKSHEAR (Eds.) A new literacies sampler: New literacies and digital epistemologies. New York: Peter Lang, 2007. Vol. 29, p. 1-24.

LEMKE J. L. Travels in Hypermodality. Visual Communication, v.1, n.3, London, 2002, p. 299-325.

LEMKE J. L. Multimedia and Discourse Analysis. In: J. P. GEE; M. HANDFORD (Eds.). Routledge Handbook of Discourse Analysis. London: Routledge, 2011. p. 263-267

LOPES, J. G. A prática docente mediada por materiais didáticos digitais interativos. 2015. 155 p. Dissertação (mestrado em Linguística Aplicada). IEL – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

ROJO, R. H. R. Práticas de ensino em língua materna: Interação em sala de aula ou aula como cadeia enunciativa? In: Kleiman, A; Cavalcanti, M. (Orgs.) Linguística Aplicada – suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007, p. 339-360.

______. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: L. P. MOITA-LOPES (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente – Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo, SP: Parábola Editorial/Cultura Inglesa, 2013a. p. 163-195.

______. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e os multiletramentos. In ROJO, R. (Org.) Escol@ conectada: Os multiletramentos e as TICs. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2013b, p. 13- 36.

______. Novos multiletramentos e protótipos de ensino: Por um Web-Currículo. In: Cordeiro, G. S.; Barros, E. M. D.; Gonçalves, A. V. (Orgs.). Letramentos, objetos e instrumentos de ensino: Gêneros textuais, sequências e gestos didáticos. Campinas, SP: Pontes, 2017a, pp. 189-216.

______. Entre Plataformas, ODAs e Protótipos: Novos multiletramentos em tempos de WEB2. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, Vol. 38, No. 1, jan-jul 2017(b), pp. 5-25. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/esp ©The ESPecialist. Acesso em: 14/08/2017.

SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SCHNEUWLY, B.; G. S. CORDEIRO & J. DOLZ “A la recherche de l’objet enseigné: une démarche multifocale”. Mimeo, inédito, 2005.

STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

_____. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London: Longman, 1995.

_____. What´s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues. In Comparative Education. New York: Teachers College / Columbia University, v.5, n.2, 2003, p. 77-91

Publicado

2018-08-29

Cómo citar

LOPES, J. G. Novos letramentos, multiletramentos e protótipos de ensino produção e análise de um livro digital interativo. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 231–251, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2754. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2754. Acesso em: 22 nov. 2024.