Estado do conhecimento: práticas pedagógicas, formação e desenvolvimento profissional docente do professor da Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2994Palabras clave:
Estudo do conhecimento. Formação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Pedagógicas. Ensino Superior.Resumen
Este estudo integra uma pesquisa maior que busca identificar e compreender as representações sociais dos professores iniciantes de três universidades do Triângulo Mineiro, sobre formação e desenvolvimento profissional docente na educação superior. De caráter bibliográfico e com o propósito de constituir-se em um estudo preliminar, esta pesquisa realizou um Estado do Conhecimento, compreendido como uma metodologia que permite mapear produções científicas relativas a um determinado tema. Tomou como objetivo geral verificar o que já foi produzido e pesquisado sobre a temática “formação e desenvolvimento profissional docente na educação superior”, para, assim, subsidiar teoricamente os estudos da pesquisa maior. Para a realização do estudo, utilizaram-se como fonte de pesquisa artigos científicos publicados na plataforma Scielo, no período de agosto a outubro de 2017, a partir dos termos indutores: a) Desenvolvimento Profissional Docente do Professor da Educação Superior; b) A Formação Continuada de Professores no Ensino Superior; e c) Práticas Pedagógicas na Educação Superior. Desta busca, encontraram-se 55 artigos, dos quais, após leitura dos respectivos resumos, foram selecionados 25. A análise dos dados contou com o auxílio do software Eramutq, para uma compressão maior dos resultados das pesquisas. Esses resultados evidenciam um consenso de que, para a maioria das pesquisas, as dificuldades ou fragilidades formativas dos professores dizem respeito à compreensão e desenvolvimento das práticas pedagógicas no Ensino Superior.
Citas
CASTANHO, Maria Eugênia. Professores de Ensino Superior da área da Saúde e sua prática pedagógica. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 6, n. 10, p. 51-61, Feb. 2002.
COSTA, Nilce Maria da Silva Campos. Pedagogical training of medicine professors. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 18, n. 1, p. 102-108, Feb. 2010 .
DAMIANCE, Patrícia Ribeiro Mattar et al . Formação para o sus: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 14, n. 3, p. 699-721, Dec. 2016 .
DELGADO, Carolina Barrientos, GÁMEZ, Antonio Navío. Formador de la educación superior técnico profesional: Percepciones sobre su trabajo docente.
Estudios Pedagógicos XLI, N° 1: 45-61, 2015.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
FREIRE, Leila Inês Follmann; FERNANDEZ, Carmen. O professor universitário novato: tensões, dilemas e aprendizados no início da carreira docente. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 1, p. 255-272, 2015.
GAZZINELLI, Maria Flavia et al . Educational Group Practices in Primary Care: Interaction Between Professionals, Users and Knowledge. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 49, n. 2, p. 0284-0291, Apr. 2015.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HENRIQUE, Daniel Christian; CUNHA, Sieglinde Kindl da. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo , v. 9, n. 5, p. 112-136, 2008.
LIMA, Emília Freitas de. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 96, n. 243, p. 343-358, Aug. 2015.
LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 21, n. 61, p. 421-434, June 2017 .
MAGALHÃES, Lígia Karam Corrêa de; AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza. Formação continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 95, p. 15-36, jan.-abr., 2015.
MARCON, Daniel; GRACA, Amândio Braga dos Santos; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores. Rev. bras. educ. fís. esporte (Impr.), São Paulo , v. 25, n. 3, p. 497-511, Sept. 2011.
MARCON, Daniel; GRACA, Amândio Braga dos Santos; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. O conhecimento do contexto na formação inicial em Educação Física. Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo , v. 27, n. 4, p. 633-645, Dec. 2013.
MIGUÉIS, A; et al. A. A importância das palavras-chave dos artigos científicos da área das Ciências Farmacêuticas, depositados no Estudo Geral: estudo comparativo com os termos atribuídos na MEDLINE. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 4, n. 2, Ed. esp., p. 112-125, jul./dez. 2013.
MORGADO, José Carlos. Avaliação e qualidade do desenvolvimento profissional docente: que relação? Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 345-361, jul. 2014;
MOROSINIA, M. C; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.
PASQUALLI, Roberta; CARVALHO, Marie Jane Soares. Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 2, p. 523-540, 2016.
PATRICIO, Zuleica Maria et al . Sistematização de estratégias de ensinar-aprender pesquisa na graduação. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 15, n. 39, p. 1159-1172, Dec. 2011.
PEDROSO, Maísa Beltrame; CUNHA, Maria Isabel da. Vivendo a inovação: as experiências no curso de nutrição. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 12, n. 24, p. 141-152, Mar. 2008.
PEREIRA, Daniervelin Renata Marques; CESAR, Danilo Rodrigues. Inovação e abertura no discurso das práticas pedagógicas. Avaliação (Campinas), Sorocaba , v. 21, n. 2, p. 619-636, July 2016
PEREIRA, Wilza Rocha; TAVARES, Cláudia Mara Melo. Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional. Rev Esc Enferm USP 2010. Disponível em: www.ee.usp.br/reeusp/. Acesso em: 23/abr/2018.
PRADO, Marta Lenise do et al . Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro , v. 16, n. 1, p. 172-177, Mar. 2012 .
PRETTO, Nelson De Luca; RICCIO, Nicia Cristina Rocha. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar, Editora UFPR. Curitiba, n. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010.
PRYJMA, Marielda Ferreira; OLIVEIRA. Oséias Santos de. O desenvolvimento profissional dos professores da educação superior: reflexões sobre a aprendizagem para a docência. Revista Educ. Soc.
SEBOLD, L.F; CARRARO; T.E. A prática pedagógica para o docente em enfermagem: uma revisão integrativa da literatura. Revista Enferméria Global. Vol. 10, Núm. 2. 2011.
STANO, Rita de Cássia M. T.. O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia. Educ. rev., Curitiba, n. 57, p. 275-290, Sept. 2015.
VINCENZI, Ariana De. co). Concepciones de enseñanza y su relación con las prácticas docentes: un estudio con profesores universitarios. Educación y Educadores, vol. 12, núm. 2, agosto, 2009, pp. 87-101.
VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos; ORLANDO, Evelyn de Almeida; MEYER, Patricia. Produtivismo acadêmico e suas repercussões no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educ. Soc., Campinas , v. 38, n. 138, p. 231-247, Jan. 2017.
Ratinaud, P. IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [Computer software]. Retrieved from http://www.iramuteq.org. 2009.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análises de dados textuais. Temas psicol, Ribeirão Preto , v. 21, n. 2, p. 513-518, dez. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.