Estado do conhecimento: práticas pedagógicas, formação e desenvolvimento profissional docente do professor da Educação Superior

Autores/as

  • Vania Maria de Oliveira Vieira UNIVERSIDADE DE UBERABA http://orcid,org/0000-0002-7963-4879
  • Marilene Ribeiro Resende UNIUBE
  • Valeska Guimarães Rezende da Cunha UNIUBE
  • Camilla de Oliveira Vieira UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2994

Palabras clave:

Estudo do conhecimento. Formação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Pedagógicas. Ensino Superior.

Resumen

Este estudo integra uma pesquisa maior que busca identificar e compreender as representações sociais dos professores iniciantes de três universidades do Triângulo Mineiro, sobre formação e desenvolvimento profissional docente na educação superior. De caráter bibliográfico e com o propósito de constituir-se em um estudo preliminar, esta pesquisa realizou um Estado do Conhecimento, compreendido como uma metodologia que permite mapear produções científicas relativas a um determinado tema. Tomou como objetivo geral verificar o que já foi produzido e pesquisado sobre a temática “formação e desenvolvimento profissional docente na educação superior”, para, assim, subsidiar teoricamente os estudos da pesquisa maior. Para a realização do estudo, utilizaram-se como fonte de pesquisa artigos científicos publicados na plataforma Scielo, no período de agosto a outubro de 2017, a partir dos termos indutores:  a) Desenvolvimento Profissional Docente do Professor da Educação Superior; b) A Formação Continuada de Professores no Ensino Superior; e c) Práticas Pedagógicas na Educação Superior. Desta busca, encontraram-se 55 artigos, dos quais, após leitura dos respectivos resumos, foram selecionados 25. A análise dos dados contou com o auxílio do software Eramutq, para uma compressão maior dos resultados das pesquisas.  Esses resultados evidenciam um consenso de que, para a maioria das pesquisas, as dificuldades ou fragilidades formativas dos professores dizem respeito à compreensão e desenvolvimento das práticas pedagógicas no Ensino Superior.

 

Biografía del autor/a

Vania Maria de Oliveira Vieira, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Possui graduação em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura pela Universidade de Uberaba (1983), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (1987), mestrado em Educação, Formação de Educadores pela Universidade de Uberaba (2003) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba de 2008 a 2017. Atualmente é docente no curso Psicologia e no PPGE/UNIUBE. Atuou como Psicóloga Escolar na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Uberaba de 1984 a 2014. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade/Educação - CIERS-Ed. É coordenadora da RIDEP ? Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores. Membro do PIBIC/UNIUBE - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba. Foi coordenadora do Subprojeto do PIBID Formação de professores: trabalhando a diversidade na escola de 2014 a 2016. Membro do corpo editorial do Periódico: Revista Profissão Docente (Online). É líder do GEPRESPE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem. Líder do Grupo de Pesquisa  GDEPRES - Desenvolvimento Profissional Docente e Representações, certificado pelo CNPq em 2016. Desenvolve pesquisas no campo da educação sobre Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica e Ensino Superior, abarcando as temáticas: processo ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas (planejamento, estratégias, avaliação, relação professor-aluno), ensino de tempo integral, adolescência e orientação sexual. 

Marilene Ribeiro Resende, UNIUBE

Possui Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas Santo Tomas de Aquino (1973), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular da Universidade de Uberaba, na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado), integrando a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem". Coordenadora da Comissão Permanente de Processos Seletivos da mesma universidade, coordenadora de Projeto do Programa Observatório da Educação. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação no período de 2008 a 2017. Vice líder dos Grupos de Pesquisa "Desenvolvimento profissional e trabalho docente na contemporaneidade - Uniube" e "GEPIDE/ Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação - Uniube" e membro do "Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP., cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro do Comitê Científico da Anped, indicada em 2014. Atua como editor da Revista Profissão Docente, ligada ao PPGE/Uniube. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e desenvolvimento profissional docente, ensino de matemática, ensino de teoria dos números, matemática na licenciatura e na educação básica, educação algébrica e educação a distância.

Camilla de Oliveira Vieira, UNIUBE

Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE Mestre em Educação pela UNIUBE. Graduada em Direito e Licenciatura Plena em Letras Português/Espanhol. Especialista em Direito Processual também pela Universidade de Uberaba. Atualmente é gestora dos cursos de Administração, Gestão Financeira, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Ciências Contábeis na modalidade EAD. Coordena os cursos de Especialização em Gestão Jurídica Pública e Gestão Jurídica Privada na UNIUBE. Atua como professora responsável no curso de Especialização em Direito Tributário. Desenvolve pesquisa nos campos da Antropologia, Ensino Jurídico, Direito, Cidadania e Democracia com ênfase na área de Direito Econômico e Empresarial. Docente das disciplinas de Legislação Trabalhista e Previdenciária e Legislação Tributária. Integra a Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ. É membro da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

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Publicado

2018-08-29

Cómo citar

VIEIRA, V. M. de O.; RESENDE, M. R.; CUNHA, V. G. R. da; VIEIRA, C. de O. Estado do conhecimento: práticas pedagógicas, formação e desenvolvimento profissional docente do professor da Educação Superior. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 300–324, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2994. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2994. Acesso em: 22 nov. 2024.