O conhecimento profissional de pedagogos sobre a habilidade do pensamento crítico no contexto da alfabetização científica

Autores/as

  • Alessandro Augusto Barros Façanha Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Renan Cirne Chianca UFRN/CERES/ICV
  • Clara Patricia Felix UFRN/CERES/ICV

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3151

Palabras clave:

Formação de professores. Ensino de ciências. Pensamento crítico

Resumen

Este estudo revela os resultados de uma investigação acerca do conhecimento profissional de futuros professores de ciências sobre a habilidade do pensamento crítico e sua relação ao contexto da alfabetização científica com o intuito de se discutir a formação desses professores no âmbito de sua profissionalidade no que corresponde à compreensão sobre o pensamento crítico como uma habilidade cognitiva necessária para ensinar ciências e promover alfabetização científica em aulas de ciências. Foi realizado um estudo de natureza descritiva com estudantes de pedagogia de uma universidade pública de referência da formação de professores e nas pesquisas que envolvem o ensino das ciências. Os resultados, apesar de circunscritos ao estudo em questão, auxiliam na compreensão do processo de formação de professores e demonstra, dentre outras constatações, a fragilidade da formação no contexto do ensino de ciências bem como um descompasso entre a profissionalidade e as necessidades atuais para a promoção da alfabetização científica nos anos iniciais da educação básica.

Biografía del autor/a

Alessandro Augusto Barros Façanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre em Educação, área de Ensino de Ciências, docente do Departamento de Educação - CERES/UFRN

Citas

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Publicado

2018-12-18

Cómo citar

FAÇANHA, A. A. B.; CHIANCA, R. C.; FELIX, C. P. O conhecimento profissional de pedagogos sobre a habilidade do pensamento crítico no contexto da alfabetização científica. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 179–197, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3151. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3151. Acesso em: 23 nov. 2024.