Diretor de escola: dificuldades e enfrentamentos

Autores/as

  • Ricardo Alexandre Marangoni Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Santos de Goes Araújo Faculdade de Conchas
  • Raquel Rodrigues Schwarz Faculdade de Conchas

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3297

Palabras clave:

Diretor de escola. Atribuições do diretor. Dificuldades e enfrentamentos do diretor.

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo conhecer as principais dificuldades dos diretores de escola e compreender as formas de enfrentamento. A sua realização articula três vertentes: a primeira, associada à legislação municipal; a segunda, corresponde aos autores ligados à gestão educacional; a terceira, a aplicação de um questionário. Após a Análise de Conteúdo, os resultados indicaram que as principais dificuldades do diretor ligam-se à gestão de pessoas e à falta de comprometimento dos profissionais. Os pesquisados apontaram a importância do diálogo, trabalho diferenciado e em equipe e investimento em formação, como formas de enfrentamento das dificuldades. A atuação do diretor como mediador das relações na escola é a sua principal atribuição.

Biografía del autor/a

Ricardo Alexandre Marangoni, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutorando em Educação (UFPR), Doutor e Mestre em Educação (UMESP), Especialista em Gestão Escolar (USP), Licenciado em Pedagogia (UNIBAN), Mestre, Bacharel e Licenciado em Geografia (PUC-SP). Atualmente é diretor de escola (SEE-SP), professor (FACON) e pesquisador associado (CIERS-ed/FCC).

Fernanda Santos de Goes Araújo, Faculdade de Conchas

Licenciada em Pedagogia pela FACON.

Raquel Rodrigues Schwarz, Faculdade de Conchas

Licenciada em Pedagogia pela FACON.

Citas

ABDIAN, G. Z.; OLIVEIRA, M. E. N.; JESUS, G. Função do diretor na escola pública paulista: mudanças e permanências. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 977-998, jul./set. 2013.

CONCHAS (Município). Lei Complementar n. 246, de 27 de abril de 2016. Dispõe sobre o plano de carreira e remuneração dos profissionais da Educação Básica do município de Conchas e dá outras providencias. Conchas, 2016.

HOJAS, V. F.; ABDIAN, G. Z. Perfil do diretor da escola pública estadual paulista. Educação. Santa Maria. V. 40, n. 1, p. 201-214, jan./abr. 2015.

LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

MARANGONI, R. A. Gestores escolares: representações e práticas. Curitiba: CRV, 2017.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

RUSSO, M. H. Problemas centrais da gestão na escola pública e sua incidência na prática cotidiana segundo os gestores. RBPAE. v. 25, n. 3, p. 455-471, set./dez. 2009.

Publicado

2019-05-08

Cómo citar

MARANGONI, R. A.; ARAÚJO, F. S. de G.; SCHWARZ, R. R. Diretor de escola: dificuldades e enfrentamentos. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 12, n. 2, p. 14–31, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3297. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3297. Acesso em: 27 nov. 2024.