Literatura clássica na atualidade: práticas curriculares inclusivas no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3520Palabras clave:
Literatura. Práticas Curriculares. Multimodalidade.Resumen
As práticas de ensino que envolvem a literatura clássica na atualidade mostram-se uma proposta desafiadora, uma vez que adolescentes têm diversos atrativos externos, com ênfase nas tecnologias disponíveis e, além disso, professores contam com alunos PAEE (Público-Alvo da Educação Especial) nas salas de aula. O objetivo geral: promover e avaliar as possibilidades de associação da leitura de poema clássico à análise de materiais multimodais, como proposta para a formação do leitor crítico e participativo nas aulas de literatura no Ensino Médio, incluindo os alunos PAEE. Objetivos específicos: apresentar e analisar a proposta de intervenção na área de literatura clássica disponível no Currículo Oficial de Estado de São Paulo; mapear as ações dos alunos que caracterizam seu envolvimento com a atividade proposta; verificar a disponibilidade e ação dos docentes frente à aplicabilidade da atividade proposta. Pesquisa ação-participante de abordagem qualitativa, contou com três docentes de Língua Portuguesa, 42 adolescentes, dos quais quatro caracterizam-se como PAEE. As atividades propostas incluíram: leitura do poema, roda de conversa, musicalização e produção textual espelhada em um poema clássico. Os estudantes com e sem deficiência utilizaram estratégias que contribuíram para a realização das tarefas, demonstrando melhoria na competência leitora. A adoção de práticas de maneira contextualizada motivou os alunos a ler os clássicos com autonomia e protagonismo, impactando a aprendizagem de todos independentemente das especificidades de cada um.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, SEB, 2008. V. 1: Linguagens, códigos e suas tecnologias.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996, v. 134, n. 248, seção I, p. 27833-27841.
BRASIL. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtiem/Tailândia, 1990.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos. Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEF, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2001.
BRASIL. Ministério da educação/secretaria de educação básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006. (http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_ internet.pdf)
CANCLINI, N. G. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.
CORREIA, L.M. Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas classes regulares. Porto: Porto Editora, 1997.
COSSON, R. Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2006.
FILIPOUSKI, A. R. Formação de leitores de literatura juvenil na escola contemporânea: tarefa (im)possível?, São Paulo, v. 18, n.18, p. 160, 2012.
FREDERICO, Enid Yatsuda; OSAKABE, Haquira. PCNEM – literatura. Análise crítica. In: Brasil. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB).
GLAT, R.; NOGUEIRA, M. L. de L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. In: Revista Integração. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, ano 14, vol. 24, 2002.
GUIMARÃES, A. H. T.; RODRIGUES, S. D. A. O uso da literatura contemporânea para o ensino de leitura e literatura no ensino médio: uma proposta de acordo com os preceitos freirianos. In: Revista Colineares, ano 15, n. 2, vol. 2, 2015.
MARTINS, M. H. O que é leitura. 19.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.
MELCHIORI, L. E.; LEPRE, R. M.; MARTINS, M. F. A. O desenvolvimento humano e sua importância na aprendizagem. In:
CAPELLINI, V. L. F.; RODRIGUES, O. M. P. R. (Org). Fundamentos da educação inclusiva. Bauru-SP, UNESP/FC, 2009.
MENDES, E. G.; VILARONGA, C. A. R. Inclusão escolar e a formação do professor para o ensino colaborativo ou co-ensino no Brasil. In: SADAO, O; BRAGA, T. M. S.; CHACÓN, M. C. M.; MONTALVO, D. (Editores). Reflexiones internacionales sobre La formación de profesores para la atención a los alunos com necesidades educativas especiales. Universidad de Alcalá, Alcalá de Henares (Espanha, 2014).
PINHEIRO, Hélder. Teoria da literatura, crítica literária e ensino. In: _____; Nóbrega, Marta (Orgs). Literatura: da crítica à sala de aula. Campina Grande:Bagagem, 2006. p. 111-126.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SEE/SP. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do professor, (Língua Portuguesa). São Paulo: IMESP, 2014.
_______. Caderno do aluno, (Língua Portuguesa). São Paulo: IMESP, 2014.
THIOLLENT, M. (1986). Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez.
SILVA, M.; PEREIRA, M. M. Letramento Literário e Ensino de Literatura no Ensino Médio. Dialogia, São Paulo: n. 26, p. 37-52, maio/ago. 2017.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na Área das Necessidades Especiais. In: Conferência Mundial sobre Educação para as Necessidades Especiais: Acesso e Qualidade, Salamanca. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/seesp/ arquivos/pdf/ salamanca.pdf >. Acesso: 9 jan. 2018.
WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.