Diálogo e alteridade: a extensão na transversalidade do ensino superior

Autores/as

  • Thiago Henrique Barnabé Corrêa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3560

Palabras clave:

extensão. formação universitária. transformação social.

Resumen

O presente texto busca promover uma leitura da extensão como componente formativo no ensino superior, considerando as cinco diretrizes que a norteiam, as quais são descritas na Política Nacional de Extensão Universitária (2012) e reiteradas nas Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira (2018): interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; impacto na formação do estudante; e, impacto e transformação social. A pertinência deste trabalho está na necessidade de se entender o papel central da universidade no século XXI, bem como sua função social e potencializadora na formação dos estudantes, adotando esta como uma possível lente de análise capaz de intervir em benefício coletivo.

Biografía del autor/a

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/Brasil.

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (ICENE/UFTM). Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão Universitária da UFTM. ORCID: 0000-0001-7123-1074.

Citas

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Publicado

2019-04-18

Cómo citar

CORRÊA, T. H. B. Diálogo e alteridade: a extensão na transversalidade do ensino superior. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 12, n. 1, p. 119–126, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3560. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3560. Acesso em: 22 jul. 2024.