Análise de estratégias de estudo divulgadas no Youtube
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.4345Palabras clave:
Concepções de aprendizagem. Desempenho Acadêmico. Educação Superior. YouTube.Resumen
Este artigo traz resultados de uma pesquisa que objetivou identificar as estratégias de estudo utilizadas e recomendadas por estudantes no YouTube, com o interesse de investigar as estratégias de aprendizagem no ensino superior. Para isso, foram selecionados 50 vídeos do YouTube,a partir da tabulação dos conteúdos temáticos mais recorrentes, identificou-se as estratégias que foram organizadas e agrupadas em seis categorias: a) estudo individual; b) organização para os estudos; c) interação; d) comportamento durante as aulas; e) bem estar físico e mental e f) preparação para as avaliações. O resultado evidenciou que os estudantes YouTubers apresentaram conhecimento superficial e empírico sobre estratégias de estudo, reproduzindo modelos comumente praticados nas instituições ensino. Suas estratégias estão baseadas em experiências pessoais por tentativa e erro. Assim, observa-se a necessidade de mais pesquisas referentes à temática, no sentido de contribuir na orientação aos estudantes desde os anos iniciais da vida escolar até a educação superior.
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