Páginas da rede social Facebook: ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem da língua francesa
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.4407Palabras clave:
Redes Sociais. Página do Facebook. FLE. Ensino-aprendizagemResumen
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de potencialidades didáticas de conteúdos para o ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (FLE) em páginas da rede social Facebook. De forma mais específica, intentamos, primeiramente, mostrar um mapeamento de algumas páginas e suas conteúdos e de que maneira estes podem auxiliar no ensino de FLE. Para a fundamentação teórica são apresentados os conceitos de redes sociais, mas especificamente o facebook. Alinham-se a essa fundamentação discussões sobre concepções adotadas e explicitadas pelo Cadre Européen Commum de Référence para uma reflexão sobre as abordagens comunicativa e acional no ensino e aprendizagem do FLE. O estudo configura-se como uma investigação qualitativa observacional, do tipo netnografia (KOZINETS, 2014), sendo utilizado o recurso de captura de tela para o registro dos dados de postagens de 2 das páginas mapeadas. Com a análise das postagens e de alguns comentários, veiculados nas páginas selecionadas, foi possível constatar o potencial pedagógico dessas páginas para ensino-aprendizagem de FLE e de aspectos culturais francófonos.
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