Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos – problematizações e focos temáticos da produção científica brasileira (1996 – 2015)

Autores/as

  • Rones de Deus Paranhos Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Educação em Ciências http://orcid.org/0000-0002-2661-1235
  • Maria Helena da Silva Carneiro Universidade de Brasília - Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4711

Palabras clave:

Educação em Ciências. EJA. Estado da Arte.

Resumen

Este estudo é um Estado da Arte que analisa artigos (28), dissertações (54) e teses (2) sobre o ensino de biologia na educação de jovens e adultos (EJA) e caracteriza essa produção a partir da seguinte questão: O problema e foco temático são determinações da atividade científica, portanto, quais são os traços estilísticos que caracterizam a produção científica sobre o ensino de biologia na EJA? Categorias da epistemologia fleckiana (Estilo de Pensamento; Círculo Esotérico e Exotérico) fundamentam as análises e indicam destaque para o foco temático Ensino (70,3%), atividades do CExo (leigos formados). Os mestrados profissionais foram determinantes para a centralidade dada ao foco em seus aspectos metodológicos. O estudo aponta a necessidade do Coletivo de Pesquisadores Educação em Ciências (CPEC) considerar: i) aspectos político-pedagógicos do projeto formativo institucionalizado para o mestrado/doutorado profissional; ii) ampliação de pesquisas sobre as atividades do CExo dos leigos (educandos da EJA); iii) desenvolvimento de pesquisas sobre a atividade do CEso (especialistas) que se ocupam de investigações sobre ensino de física e química na EJA; iv) necessidade de o CPEC discutir as contribuições de artigos (Relato de Experiência) para o desenvolvimento do EP Educação em Ciências.

Biografía del autor/a

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Educação em Ciências

Professor da Universidade Federal de Goiás (Departamento de Educação em Ciências - Instituto de Ciências Biológicas). É Doutor em Educação pela Universidade de Brasília - Faculdade de Educação. É Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. É membro fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas Colligat - repesando a formação de professores ciências e biologia; membro do grupo de Estudos e Pesquisas TRABEDUC (Trabalho Docente e Educação Escolar) e é membro da Coordenação Colegiada do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem do conhecimento científico (biológico), formação de professores de ciências/biologia e educação de jovens e adultos.

Maria Helena da Silva Carneiro, Universidade de Brasília - Faculdade de Educação

Possui mestrado em Ecologia Humana - Université Paris Descartes (1978), mestrado em Didática das Disciplinas - Biologia pela Universidade Paris VII (1981) e doutorado em Didática das disciplinas: Biologia - Paris VII - Reconhecido para fins de concurso: UFSC-1993 (1992). Atualmente é professor Associado III Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de conceitos científicos, ensino de ciências, ensino de biologia, imagens e ensino de ciências, livro didático e aprendizagem e divulgação do conhecimento científico.

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

PARANHOS, R. de D.; CARNEIRO, M. H. da S. Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos – problematizações e focos temáticos da produção científica brasileira (1996 – 2015). REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 13, n. 2, p. 3–23, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i2.4711. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4711. Acesso em: 22 dic. 2024.