Discriminação racial no currículo da educação básica: estudos acadêmicos de 2003 a 2015

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4805

Palabras clave:

Ambiente escolar. História do Brasil. Discriminação racial.

Resumen

Muitas têm sido as pesquisas e os estudos sobre a discriminação e o racismo no Brasil. No entanto, salvo os estudos clássicos sobre a escravidão, o tema não tinha muito prestígio nos meios acadêmicos.  Após a aprovação da Lei n.º 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira no ensino regular, o tema passou a usufruir de maior prestígio entre os pesquisadores das Ciências Sociais e, também, nos estudos educacionais. Partindo dessa premissa e com o intuito de compreender o que pensam os(as) estudiosos(as) acerca da discriminação racial no ensino da disciplina de História na escola básica, a presente pesquisa levantou a produção bibliográfica no período de 2003 a 2015. O estudo foi baseado em pesquisa bibliográfica com consulta aos bancos de teses e dissertações das principais universidades brasileiras. Os resultados demonstraram que as pesquisas concluídas e publicadas sobre o racismo no ambiente escolar ampliam o debate e a reflexão sobre a temática. Entretanto, estão mais voltadas para as práticas docentes e iniciativas institucionais, não refletindo sobre os motivos que levam à perpetuação do racismo no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Neide Cristina da Silva, Centro Universitário Drummond / Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutora em Educação. Pesquisa na área de Educação e Relações étnico-raciais. Docente Ensino Superior. Experiência como profa. de História no Ensino Básico.

Citas

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

SILVA, N. C. da. Discriminação racial no currículo da educação básica: estudos acadêmicos de 2003 a 2015. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 13, n. 2, p. 76–92, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i2.4805. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4805. Acesso em: 27 dic. 2024.