NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM: PRECISAMOS FALAR SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5419

Palabras clave:

Educação inclusiva. Neuropsicopedagogo. Equipe Multidisciplinar. Alunos especiais. Conscientização.

Resumen

Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre o tema da educação inclusiva e os principais pontos que o norteiam, tais como: a importância da conscientização de todos sobre a educação especial, principais tópicos que precisam ser levados em conta no que diz respeito a esse tipo de educação e aos profissionais envolvidos. Nosso objetivo principal foi refletir sobre a educação inclusiva e destacar a necessidade de falarmos sobre isso. Nossos questionamentos foram pautados na forma como devem atuar os profissionais envolvidos no processo de inclusão, bem como neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos e, sobretudo, os neuropsicopedagogos. A metodologia da pesquisa foi de natureza bibliográfica e qualitativa e os métodos utilizados foram: a busca por pesquisas anteriores que tratassem sobre o tema e, posteriormente, uma breve análise sobre o curta-metragem Ian - uma estória verídica de inclusão. A partir das discussões e análises, concluímos que o processo de inclusão dos sujeitos especiais tem sido pensado e desenvolvido nos últimos anos, no entanto, ainda temos muito caminho e muitas conquistas a serem alcançadas para uma educação inclusiva acessível para todos aqueles que precisam e para que ela se torne um assunto comum e esclarecido para os que vivenciam experiências com esse público.

Biografía del autor/a

Gabriela Viol Valle, Universidade Federal do Espírito Santo

Gabriela Viol Valle é mestranda em Psicologia (UFES), especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia (UniBF), especialista em Intervenção Psicológica na Mediação e Resolução de Conflitos (UNYLEYA) e graduada em Psicologia (UNESA). Além disso, é mestranda em Estudos da Linguagem (PUC-Rio), especialista em Português para Estrangeiros, (UFF) e graduada em Letras (UFRJ).  Atualmente, atua como Psicóloga clínica e como professora de português para estrangeiros.

Citas

BAIRRÃO et al. Os alunos com necessidades especiais: subsídios para o Sistema de Educação. 1ª edição. Conselho Nacional de Educação, 1998.

BEZERRA JR, B. Desafios da Reforma Psiquiátrica no Brasil. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(2):243-250, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312007000200002 Disponível em: < https://www.scielo.br/j/physis/a/H4wVY4ZDk9nKqdGsdzyJkWg/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 22 ago. 2021.

BRASIL. Diretrizes Nacionais Para a Educação Especial na Educação Básica / Secretaria de Educação Especial. MEC; SEESP, 2001. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2021.

BRASIL. RESOLUÇÃO SBNPp N° 03/2014. Disponível em: http://www.sbnpp.com.br/wp-content/uploads/2014/09/C%C3%B3digo-de-%C3%89tica-e-T%C3%A9cnico-Profissional-da-Neuropsicopedagogia-SBNPp.pdf. Acesso: 20 de ago. 2021.

BRASIL. RESOLUÇÃO SBNPp. NOTA TÉCNICA Nº 01/2016. Disponível em: Acesso em: 20 de ago. de 2021. Disponível em: < https://www.sbnpp.org.br/arquivos/notas_tecnicas.pdf> Acesso em: 22 ago. 2021.

BRESCH, F. Teoria e Prática da Neuropsicopedagogia. 1 ed. Curitiba [PR] : IESDE Brasil, 2018.

CARNEIRO, R.R. CARDOSO, F.B. Estimulação do desenvolvimento de competências funcionais hemisféricas em escolares com dificuldades de atenção: uma perspectiva neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagogia, 2009. ISSN: 0103-8486 Disponível em:< http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862009000300013>. Acesso em: 22 ago. 2021.

CORREIA, L. M. Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Classes Regulares. Colecção Educação Especial. Porto: Porto Editora, 1999.

CORREIA JUNIOR R., VENTURA, C. A. Tratamento de portadores de transtorno mental no Brasil. R. Dir. sanit., São Paulo v.15 n.1, p. 40-60, mar./jun. 2014. ISSN: 1935-2001 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000200008 Disponível em:< https://www.scielo.br/j/tce/a/tznsCBgcPVVMzGN8yy678Ck/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: Acesso em: 21 ago. 2021.

CASTRO, F.S.L., SILVA, S.V. A atuação do neuropsicopedagogo no empoderamento da aprendizagem. Revista Mythos, 102-114, 2020. DOI: https://doi.org/10.36674/mythos.v12i2.314 Disponível em: https://periodicos.unis.edu.br/index.php/mythos/article/view/314/277>. Acesso em: 21 ago. 2021.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. S. e colaboradores. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, [2003] 2006.

DICIONÁRIO INFORMAL. Inclusão. Disponível em: <https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/inclus%C3%A3o/3775/>. Acesso em: 02 fev. 2021.

FUNDACIÓN IAN. Ian- uma estória verídica de inclusão. 2018. Disponível em: <https://www.fundacionian.com/corto.html>. Acesso em: 20 jan. 2021.

GAIA, R.S.P. Educação Especial no Brasil: análises e reflexões. Revista Transversal, 2017. Disponível em:<http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170719100610.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2021.

MARIAN A. L et al. Educação Inclusiva no Ensino Superior: Um Novo Desafio. Psicologia Ciência e Profissão, 2007, 27 (4), 636-647. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932007000400006 Disponível em:< https://www.scielo.br/j/pcp/a/bv8ZgTdG4C7VMNZXzrDXdcz/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 20 ago. 2021.

LIMA, F.R. Sentidos da intervenção neuropsicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem na pré-escola. Revista Multidisciplinar em Educação, v.4, n.7, p. 78-95, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2012 Disponível em:< https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2012>. Acesso em: 20 ago. 2021. OLIVEIRA, M.A.M., AMARAL, C.T. Políticas públicas contemporâneas para a educação especial: inclusão ou exclusão?. 27ª Reunião Anual da Anped. GT: Educação Especial /n.15, 2004. Disponível em:<https://anped.org.br/biblioteca/item/politicas-publicas-contemporaneas-para-educacao-especial-inclusao-ou-exclusao>. Acesso em: 20 ago. 2021.

RAMOS, D.K. Integrando as diferenças: crianças com necessidades especiais no ensino regular. Revista do Centro de Educação, Cadernos: edição: 2005 - N° 26. ISSN: 1984-686X DOI:http://dx.doi.org/10.5902/1984686X Disponível em:< https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4408>. Acesso em: 22 ago. 2021.

SANT'ANA, I.M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 227-234, mai./ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000200009 Disponível em:< https://www.scielo.br/j/pe/a/TGkrQ6M6vvXQqwjvLmTFrGw/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 20 ago. 2021.SILVA, L.G. MELLO, E.M.B. Fundamentos de neurociência presentes na inclusão escolar: vivências docentes. Revista Educação Especial, v. 31, n. 62, 2018. ISSN: 1984-686X DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X Disponível em:<https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28388>. Acesso em: 17 de jan. 2021.

UNESCO. Declaração de Salamanca e enquadramento da acção na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994.

Publicado

2021-09-20

Cómo citar

VALLE, G. V. NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM: PRECISAMOS FALAR SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 99–113, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5419. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5419. Acesso em: 22 dic. 2024.