2.ª TERTÚLIA NADA SOBRE NÓS SEM NÓS:

OS DESAFIOS DE UM COFFEE BREAK EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores/as

  • Bárbara Alves Branco Machado Universidade Federal do Pampa
  • Juliana Collares da Silva
  • Claudete da Silva Lima Martins
  • Francéli Brizolla

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5478

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Acessibilidade, Movimento Nada Sobre Nós Sem Nós.

Resumen

Este trabalho tem como tema discutir a acessibilidade, em uma perspectiva inclusiva, para eventos com pessoas com deficiência, dando principal atenção para o momento de pausa para lanche, o coffee break, proveniente da 2ª Tertúlia Nada Sobre Nós Sem Nós, evento promovido pelo grupo de pesquisa e extensão INCLUSIVE. O evento foi realizado na Universidade Federal do Pampa. O objetivo da investigação é discutir sobre inclusão e acessibilidade pelo viés de uma das ações ou atividades realizadas no evento, o coffee break. A justificativa é o fato do evento é protagonizado por pessoas com deficiência dentro do movimento Nada Sobre Nós Sem Nós, em razão disso é necessário pensar todos os momentos do evento em uma perspectiva inclusiva, inclusive o intervalo para a alimentação. Para coleta de dados, utilizamos o Google Forms e o Whatsapp. A análise foi realizada através da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Os resultados revelaram que ocorreu acessibilidade durante o evento no coffee break. Compreendemos que “fazer inclusão” é, antes de qualquer coisa, se rever e fazer o processo de olhar para dentro de nós, tentando identificar em que medida nós reforçamos muitas vezes os estereótipos e os paradigmas, que minimizam as pessoas com deficiência.

Citas

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70. ed. Lisboa: LDA, 2009.

CÓRDOVA, F. P; SILVEIRA, D. T. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

FREIRE, S. Um olhar sobre a inclusão. Revista de Educação, p. 5-20, 2008.

MINAYO, M. C. S. (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

OLIVA, D. V. Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão. Psicologia USP, v. 27, n. 3, p. 492-502, 2016.

SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 5.ed. Rio de Janeiro: WVA, 2003.

SASSAKI, R. K. Nada sobre nós, sem nós: Da integração à inclusão – Parte 2. Revista Nacional de Reabilitação, ano X, n. 58, set./out. 2007, p.20-30.

TAVARES, F. Barreiras atitudinais e a recepção da pessoa com deficiência. In: TAVARES, L. B. (org). Notas Proêmias: Acessibilidade Comunicacional para Produção Culturais. Pernambuco: Cepe Editora, 2013. p. 22-31.

TAVARES, F. T. S S. Educação não inclusiva: a trajetória das barreiras atitudinais nas dissertações de educação do programa de pós-graduação em educação (PPGE/UFPE). Fabiana Tavares dos Santos Silva – Recife: O autor, v. 595, 2012.

Publicado

2021-09-20

Cómo citar

MACHADO, B. A. B.; COLLARES DA SILVA, J.; DA SILVA LIMA MARTINS, C.; BRIZOLLA, F. 2.ª TERTÚLIA NADA SOBRE NÓS SEM NÓS: : OS DESAFIOS DE UM COFFEE BREAK EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 211–224, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5478. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5478. Acesso em: 22 dic. 2024.