O saber argumentativo na formação docente durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5512Palabras clave:
Formação docente, Saber argumentativo, Pandemia COVID-19.Resumen
Esta reflexão no formato de ensaio tem como objetivo descrever como a não exposição de argumentos e pontos de vistas interferem na formação dos professores. O tema foi levantado pelos autores em 2020, ano em que a pandemia gerou a necessidade da continuidade dos estudos de forma virtual. Neste processo de reflexão sobre as formações iniciais dos professores e conflitos advindo da migração das aulas presenciais para ambiente virtual, foi percebido quantas camadas existem na não-argumentação dos alunos em aula, desde possíveis processos de formação com pouco estímulo à argumentação, até questões sociais e emocionais como o fato de não terem equipamentos adequados, vergonha da sua condição doméstica; a falta de pacote de internet necessário para o acesso; e dificuldade na gestão do tempo e ansiedade.
Citas
ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo a sociedade aprendente. Petrópolis – RJ: Vozes, 2012.
FREIRE, P. Educação e mudança. Traduzido por Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martins. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc. [online]. 2010, vol.31, n.113, p.1355-1379.
JANZ, C. P. Friedrich Nietzsche: uma Biografia. Vol. I, II e III. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2016.
LEITÃO, S. Argumentação e desenvolvimento do pensamento reflexivo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20 (3), 454-462, 2007.
MATTA, G.C.; REGO, S.; SOUTO, E.P.; SEGATA, J. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia [online]. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19. Editora FIOCRUZ, 2021, 221 p. Informação para ação na Covid-19 series. ISBN: 978-65-5708-032-0. <https://doi.org/10.7476/9786557080320>
PENTEADO, H. D. Pesquisa-ensino e formação de professores. In: PENTEADO, H. D., GARRIDO, E. (Org.) Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor. São Paulo: Paulinas, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REVISTA TRIÁNGULO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.