O saber argumentativo na formação docente durante a pandemia de COVID-19

Autores/as

  • Eliana Cristina Rosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM http://orcid.org/0000-0002-9664-2336
  • Mayron Engel Rosa Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5512

Palabras clave:

Formação docente, Saber argumentativo, Pandemia COVID-19.

Resumen

Esta reflexão no formato de ensaio tem como objetivo descrever como a não exposição de argumentos e pontos de vistas interferem na formação dos professores. O tema foi levantado pelos autores em 2020, ano em que a pandemia gerou a necessidade da continuidade dos estudos de forma virtual. Neste processo de reflexão sobre as formações iniciais dos professores e conflitos advindo da migração das aulas presenciais para ambiente virtual, foi percebido quantas camadas existem na não-argumentação dos alunos em aula, desde possíveis processos de formação com pouco estímulo à argumentação, até questões sociais e emocionais como o fato de não terem equipamentos adequados, vergonha da sua condição doméstica; a falta de pacote de internet necessário para o acesso; e dificuldade na gestão do tempo e ansiedade.

Biografía del autor/a

Eliana Cristina Rosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em Administração Pública. Licenciatura em Filosofia e Pedagogia. Especialização em Saúde Coletiva. Pós-Graduação em Docência e Gestão nos Ensinos Médio, Técnico e Superior. Mestrado em Educação-Gestão de Politicas Universitárias no Mercosul pela Universidade Nacional Lomas de Zamora/Buenos Aires, Argentina. Servidora Pública - UFTM e Secretaria Executiva/Revista REFACS.

Mayron Engel Rosa Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012). Pós-graduação em Expressão Ludocriativa pela Universidade de Uberaba (2013). Graduando em Educação Física.  Aluno de Mestrado em Educação (PPGE) na UFTM. Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento- NUCORPO. Ator e artista de circo registado (DRT 8452) pela SATED-MG. A trajetória profissional, sempre foi voltada para a Arte Educação, especialmente na Educação Infantil e Fundamental I, com ênfase em artes circenses e teatral. Atualmente ministra aulas de teatro e arte circense no Colégio Marista Diocesano em Uberaba - MG.

Citas

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Publicado

2021-11-03

Cómo citar

ROSA, E. C.; SANTOS, M. E. R. O saber argumentativo na formação docente durante a pandemia de COVID-19. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 14, n. 3, p. 66–73, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i3.5512. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5512. Acesso em: 23 nov. 2024.