Utilização do simulador PHET colorado para aulas de Química

produtos, reagentes e excessos

Autores

  • Aléxia Birck Fröhlich Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Graciela Paz Meggiolaro Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5546

Palavras-chave:

Ensino de Química. Aprendizagem digital. Estudo investigativo.

Resumo

Diante do contexto educacional atual, o uso de simuladores é uma saída para a dinamicidade das aulas online, em formato remoto. Com o intuito de tornar o estudo investigativo, desenvolveu-se, no Componente Curricular Regular (CCR) de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Química (TIC), um guia de atividades utilizando o simulador PhET Colorado para ser aplicado em um ambiente de sala de aula virtual e/ou presencial. Escolheu-se para a elaboração do guia o conteúdo químico sobre Produtos, Reagentes e Excessos, o qual os demais colegas da turma responderam, entre eles, alunos de Química e Física, ambos os cursos de licenciatura utilizando a técnica P.O.E (Predizer, Observar e Explicar). A partir das respostas obtidas nos guias enviados e também pela análise através da Teoria da Mediação Cognitiva – TMC, observamos mudanças de alguns drives por parte dos licenciandos, o que concretiza o P.O.E e também enfatiza a autonomia discente por meio de simulações.

Biografia do Autor

Aléxia Birck Fröhlich, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Licencianda do curso de Química - Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo (RS). Já participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências) e atualmente é bolsista de Iniciação Científica PROBIC-FAPERGS.

Graciela Paz Meggiolaro, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduação em Física com habilitação em Matemática pela UNIJUÍ, Graduação em Pedagogia pela UNINTER, Especialização em Física para a Educação Básica pela UFRGS, Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA, Pós-Doutorado em Ensino de Ciências pela UFFS, atualmente sócia proprietária e coordenadora da ILUMINA AÍ Centro de Orientações.

Referências

BRASILEIRO, L. B.; MATIAS, J. C. Simulações computacionais no Ensino de Química: estudando as microondas. Experiências em Ensino de Ciências. v.14, n.2. 2019.

GONÇALVES, N. K. R.; AVELINO, W. F. Estágio supervisionado em educação no contexto da pandemia da Covid-19. Boletim de conjuntura (BOCA), 4(10). 2020.

MEGGIOLARO, G. P. Uma investigação entre os mecanismos externos de mediação e situações-problema de eletrostática, em uma disciplina de física geral em nível universitário. Mafra, SC. Ed. da UnC, 2020.

NICHELE, A. G.; CANTO, L. Z. Uma prática pedagógica para o ensino e aprendizagem de química ambiental. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE). v. 18, n. 2, p. 560-569, 2020.

PAULA, H. F. As Tecnologias de Informação e Comunicação, o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais. In: MATEUS, A. L. (Org.) Ensino de Química mediado pelas TICS. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2015.

SANTOS, E.; LIMA, I. S. I.; SOUZA, N. J. “Da noite para o dia” o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 16, p. 1632-1648, Edição Especial, 2020.

SOUZA, B. C. A teoria da mediação cognitiva: os impactos cognitivos da hipercultura e da mediação digital. 2004. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva), Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

TAO, P. K.; GUNSTONE, R. F. A process of conceptual change in force and motion during computer-supported Physics instruction. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 2, p. 859-882, 1999.

TORRES, P. L.; TRINDADE, R. F.; CARNEIRO, V. B. Autonomia discente na universidade: metodologias ativas e a cibercultura. Revista Teias, [S.l.], v. 20, n. 56, p. 171-187, mar. 2019.

VIEIRA, L, M.; GUIMARÃES, R. L. Jogos no Ensino de Química: desenvolvimento de jogos didáticos no Ensino da Química Orgânica para o Ensino Médio. Anais: XXIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2015.

ZACHARIAS. C.; ANDERSON, R. The effects of an interactive computer-based simulation prior to performing a laboratory inquiry-based experiment on students' conceptual understanding of physics. American Journal of Physics, v. 71, n. 6, p. 19-640, 2003.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

BIRCK FRÖHLICH, A.; PAZ MEGGIOLARO, G. Utilização do simulador PHET colorado para aulas de Química: produtos, reagentes e excessos. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 3, p. 113–122, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i3.5546. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5546. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência